202404190947

Notícias

Projeto de professora e alunas de Design de Moda da Uniara, e colaboradores, doa mais de 900 máscaras de proteção

Publicado em: 05/05/2020

Na última semana, o projeto “Máscaras por amor”, que conta com a professora do curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara, Fernanda de Cássia Ribeiro, alunas da graduação, a assistente social Giovana Batista de Carvalho e outros colaboradores, fez as primeiras entregas de máscaras de proteção confeccionadas pelo grupo. Até o momento, foram doadas mais de novecentas máscaras em Araraquara e em São Carlos.

“As doações visam a auxiliar pessoas em vulnerabilidade social e que estão na linha de frente do combate ao coronavírus – Covid-19. Iniciamos as doações no dia 29 de abril às pessoas do grupo de risco, os idosos residentes na Vila Dignidade; no dia 30, foram entregues ao Recanto Feliz. Foi um total de 112 máscaras no total, atendendo idosos e funcionários dessas instituições”, destaca Fernanda.

No dia 2 de maio, “entregamos 160 máscaras que farão parte de um kit de higiene e proteção a serem distribuídos para a população em situação de rua, contribuindo com a ação ‘SOS Pop Rua’, de São Carlos, pois duas das nossas voluntárias do grupo são de lá. Nesta segunda-feira, dia 4, em conversa com a equipe da Secretária de Saúde de Araraquara, promovemos uma doação de 575 máscaras para atender os profissionais que estão na linha de frente, executando o trabalho nas ruas - apoiadores de combate à dengue e a equipe de capinagem. As doações foram direcionadas ao Centralizado da Prefeitura, para distribuição das equipes mencionadas”, relata a docente.

Na mesma data, o grupo doou 74 máscaras a crianças do Lar Juvenil.“A ação auxilia a instituição a compor o kit que será entregue às famílias atendidas no serviço”, diz Fernanda.

Ela detalha que todas as voluntárias envolvidas no projeto - sete alunas das três turmas do curso de Design de Moda, com o apoio de seus familiares, uma ex-aluna da graduação e mais quatro voluntárias da sociedade civil–“estão bastante empenhadas na produção das máscaras, e podemos considerar a ação um sucesso, pois desde quando a iniciamos, no dia 18 de abril, até o momento, juntas somamos 921 máscaras confeccionadas e doadas a cinco instituições, atendendo diferentes pessoas, todas em situação de vulnerabilidade social”.

O trabalho tem sido intenso, de acordo com a professora, que explica que todas as voluntárias estão produzindo as proteções em seus horários de folga devido aos compromissos com trabalho e estudo, “mas tem sido muito gratificante para todas”. “Para mim e para Giovana, coordenadora da ação junto comigo, tem sido um processo incrível de aprendizado e estamos muito felizes em ver as famílias costurando juntas. É avó costurando com neta, mãe com filha, e marido ajudando a esposa. Mas é importante ressaltar que isso só foi possível devido o apoio da Uniara e das pessoas que acreditaram em nosso trabalho e fizeram doações de recursos materiais”, declara Fernanda, que finaliza: “A confecção das máscaras e as ações são organizadas por um grupo de mulheres voluntárias, que por meio do pensar coletivo, soma com a proteção à vida”.

Os interessados em fazer doações de materiais ao grupo “Mascaras por amor” devem entrar em contato pelos telefones (16) 98127-9143 (Fernanda) ou (16) 98197-5370 (Giovana), pelo Instagram (@mascaras.por.amor) ou pelo e-mail mascarasdoamor@gmail.com.

Informações sobre o curso de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI