202404252132

Notícias

Docentes e alunos de Medicina Veterinária da Uniara montam grupo de estudo digital para discutir casos clínicos de grandes e pequenos animais

Publicado em: 28/04/2020

Docentes e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara montaram o Grupo de Discussão Integrada Digital para a discussão de casos clínicos de pequenos e grandes animais. A atividade é supervisionada pelos professores André Luiz Baptista Galvão e Walter Heinz Feringer Junior.

“O Grupo tem por finalidade explorar os recursos tecnológicos como forma de didática diferenciada no conhecimento do estudante, explorando melhor casos clínicos. Tal atividade com datas e horários flexíveis, permite o acesso por parte dos alunos dos períodos noturno e diurno, dos terceiro e quarto anos”, explica Galvão.

Ele aponta que “os recursos tecnológicos permitem uma contribuição adicional como meio didático, como no caso da identificação e diferenciação de sons normais de patológicos da traqueia, pulmões e coração em cães e gatos”. “O uso de vídeos de cavalos em movimento, na prática das diferentes modalidades equestres, permite uma avaliação detalhada dos membros do animal em movimento e a distribuição de peso. No exame neurológico, detalhes em vídeos podem ser mais bem explorados, com a possibilidade de repetição de cada etapa quantas vezes foremnecessárias, o que seria restrito com o paciente presencial. Portanto, os recursos tecnológicos enriquecem muito a exploração dos casos”, ressalta.

Outro destaque dado pelo docente é que a metodologia de ensino digital “contribui para que, no momento presencial, o aluno se sinta seguro com o paciente e com domínio teórico diferenciado”. “Entretanto, a metodologia digital não substitui a presencial, é um recurso didático adicional para melhor complemento de conhecimento para o estudante. As imagens utilizadas para as discussões são autorizadas e constituem, em grande maioria, publicação acadêmica pública por meio de texto pelos docentes, respeitando os critérios de bem-estar animal”, diz.

As reuniões, segundo Galvão, são voltadas exclusivamente aos estudantes dos terceiro e quarto anos do curso de Medicina Veterinária da Uniara, por meio de Sala Digital pela plataforma Google For Education. “As datas e horários estão em processo de agendamento, e serão programadas reuniões ou encontros semanais, com discussão de casos de grandes e pequenos animais intercaladas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI