202403290736

Notícias

Aluna de Engenharia Agronômica da Uniara empreende com cultura de abacate

Publicado em: 22/04/2020

Com veia empreendedora, a estudante do quinto ano do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Larissa Chichinelli, e sua família investem no plantio de abacate. Com a primeira safra, recentemente a estudante acabou mencionada no Instagram do Canal Rural.

“Foi uma enorme surpresa para todos aqui em casa. Somos pequenos produtores, e sermos reconhecidos por uma entidade rural de alta demanda é muito gratificante. Representa, para nós, muita gratidão. Confesso que ainda não tenho muita experiência, mas com esse feedback, a gente se anima o dobro para correr atrás”, declara a aluna.

Ela conta que decidiram plantar abacate “por ser um fruto de grande procura atualmente no mercado”. “Tínhamos em mente que a primeira safra seria a partir do terceiro ano de plantio e nos surpreendemos, pois conseguimos colher a primeira safra com dois anos e três meses. Presumimos que as próximas safras sejam excelentes e estamos até pensando em cultivar uma nova variedade”, revela Larissa, mencionando que acultura do abacate é bastante prática.

O novo empreendimento, de acordo com ela, “serviu para abrir a minha mente e entender que a teoria é a base de tudo para nossa experiência”. “Quando aderimos teoria e prática, nossas habilidades e experiências vão muito além. Também faço estágio na área de cana-de-açúcar em uma associação de Araraquara, e nossa família sempre foi fornecedora desse produto. Nunca havíamos tido contato com o manejo da cultura do abacate, então, aos fins de semana ou até mesmo à distância, eu auxiliava meu tio e minha mãe, e eles me contavam sobre os manejos usados. Meu tio tem anos de experiência no campo, mesmo não sendo na área do abacate. Então, sempre que eu tinha alguma dúvida, pesquisava em livros, falava com profissionais da área, com pessoas que já lidavam com a cultura e com professores”, relata.

O aprendizado na graduaçãotambém faz a diferença, na opinião de Larissa. “O curso de Engenharia Agronômica da Uniara é ótimo, temos acesso à fazenda-escola, excelentes professores que sempre estão de prontidão e ótimos materiais, e são disponibilizados eventos para os alunos correlacionados com a respectiva área”, destaca.

A aluna aproveita para lembrar que a área agronômica “é bem vasta e, por isso, possibilita um enorme leque de opções para os estudantes seguirem, sem contar com a enorme variedade de cultivos que podem produzir”. “Não precisa ser em espaços grandes como sítios e fazendas, basta ter força de vontade, que até em jardineiras, em casa, conseguimos cultivar, colher e fazer o próprio empreendedorismo”, afirma.

A coordenadora da graduação, Célia Correia Malvas, elogia Larissa. “É uma excelente aluna, muito interessada e proativa. Quando vemos alunos aplicando, em suas atividades, aquilo que aprendem no curso, combinando conhecimento técnico com a capacidade de empreender, é muito gratificante. Nosso objetivo é desenvolver profissionais com capacidade técnica, habilidades e competências que o mercado necessita. O curso tem disciplinas relacionadas às diferentes áreas de atuação do engenheiro agrônomo, com ampla formação”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI