202404251402

Notícias

Docente e fonoaudióloga da Uniara dá dicas de cuidados com a voz

Publicado em: 15/04/2020

Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, é celebrado o “Dia Mundial da Voz”. A fonoaudióloga da Clínica de Fonoaudiologia e docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – área de Educação - da Universidade de Araraquara – Uniara, Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone, dá dicas de cuidados com a voz e destaca sua importância no cotidiano.

Para ajudar na preservação da voz, ela menciona que há alguns cuidados básicos que podem ser praticados habitualmente pelas pessoas, “como ingerir água frequentemente, de preferência em pequenos goles, para que o organismo se hidrate, o que também melhora as condições de vibração das pregas vocais; procurar falar sem fazer esforço, com intensidade adequada ao ambiente; evitar alimentação que desencadeie refluxo, pois pode irritar a mucosa que reveste a prega vocal e deixá-la fragilizada; cuidar da saúde em geral, principalmente de processos alérgicos das vias aéreas superiores, e, principalmente na presença de rouquidão por mais de quinze dias ou abrupta, consultar-se com médico otorrinolaringologista, pois rouquidão não é normal e há necessidade de definir a causa”.

De acordo com a docente, os exercícios vocais sempre são bastante individualizados e, se indicados de uma forma geral, sem que o paciente esteja presente para compreender corretamente como fazê-los, podem não surtir efeitos. “O que sempre indico, para preservação das vozes, é que em primeiro lugar a própria pessoa preste atenção na forma como está falando. Importante é não ser muito alto para o ambiente e o contexto, estar articulando bem as palavras e perceber se inspira o ar antes do início da fala e nas pequenas pausas que faz durante a emissão de sua mensagem”, orienta.

Os cantores necessitam de atenção extra com as vozes, segundo Maria Lúcia. “Eles têm uso vocal bastante diferenciado e precisam ter muitos mais cuidados, treinamento para cantar na zona de conforto e acompanhamento específico de fonoaudiólogos no caso de jornadas intensas de shows, preparando-os para enfrentarem uma demanda vocal intensa”, esclarece.

E, respeitando o distanciamento social devido à pandemia de coronavírus, “falamos mais ao celular, quando devemos, da mesma forma, ficar atentos para não falarmos alto demais e forçarmos a voz”. “A utilização de máscara é necessária. Muitas pessoas se incomodam, pois as vozes ficam mais abafadas, porém, basta articular mais a boca para falar, novamente sem gritar, procurando um ritmo mais pausado, o que facilita o entendimento do ouvinte”, explicaa professora.

Como mensagem em relação ao Dia Mundial da Voz, a docente recomenda “que todos fiquem atentos também à saúde da voz, pois ela nos representa, compõe no conteúdo de nossa mensagem por comunicação oral, e é um recurso de trabalho importante para muitas profissões, como professores, locutores, operadores de teleatendimento e cantores, entre tantas outras que utilizam a voz no trabalho”.

Maria Lúcia aproveita para informar que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa realiza uma “Virada Vocal” até esta quinta-feira, dia 15, a partir das 20h, pelo Instagram - https://bit.ly/3eoIIIs - e pelo YouTube - https://bit.ly/3er2tPh, “com programação de 24 horas, com muitas informações sobre voz e participação de profissionais renomados no assunto – livre acesso para todos”. “A programação pode ser acessada no endereço www.sbfa.org.br/portal2017/virada-vocal-2020”, finaliza.

Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI