202404192034

Notícias

PPG em Ciências Odontológicas da Uniara entrega máscaras e sugadores à Secretaria Municipal da Saúde

Publicado em: 09/04/2020

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, Rogerio Margonar, e a mestranda Aline Cristina de Oliveira, entregaram, nesta quinta-feira, dia 9 de abril, quarenta máscaras e quinze sugadores, desenvolvidos por meio de impressão 3D, à Secretaria de Saúde de Araraquara, local onde o ato foi realizado. Os equipamentos, que estão em falta devido à pandemia de coronavírus, serão utilizados na área de saúde bucal.

“Com a pandemia, tivemos a ideia, em conjunto com a Aline, de mudar um pouco as impressões que fazemos. Ao invés de continuarmos com os trabalhos de odontologia, alteramos para impressão de clipes que seguram o acetato e facilitam muito a proteção individual do profissional, além do sistema de sugador, cuja ideia é diminuir o aerosol usado em atendimentos a pacientes e, em consequência, o risco de contaminação para o profissional e para o paciente”, explica Margonar.

Ele menciona que os clipes são confeccionados de forma relativamente econômica, “pois a quantidade de resina é menor e, assim, conseguimos fazer em torno de catorze conjuntos a cada três horas e meia”.
Aline conta quesua pesquisa no PPG “é totalmente baseada em odontologia digital”. “Então procurei aplicar os conhecimentos adquiridos durante o mestrado para auxiliar neste momento de crise por falta de Equipamentos de Proteção Individuais - EPIs. Ajudamos na confecção de clipes e viseiras, assim como nos projetos dos sugadores, para a diminuiçãode contaminação”, detalha.

A gerente de saúde bucal da Prefeitura Municipal, Silvia Cristina Sano, agradeceu à Uniara, na pessoa de Margonar. “Nessa dificuldade de se conseguir EPIs, ele e Aline, com toda sua dedicação, planejaram até as viseiras em cima dos óculos que já temos. Tiveram muito cuidado com isso. O sugador será extremamente importante para que, quando o dentista estiver fazendo os procedimentos, principalmente os que tenham aerosol, ele sugue todo o material que possa contaminar o ambiente. Agradecemos muito pelas doações, que irão ajudar bastante nos atendimentos”, declara.

A Secretária da Saúde e docente do curso de Medicina da Uniara, Eliana Aparecida Mori Honain, afirma que a doação “nos emociona muito”. “Vemos a solidariedade e a preocupação de uns com os outros. No caso, profissionais estão desenvolvendo EPIs para protegerem outros profissionais que estão trabalhando. Essa rede de solidariedade é fundamental, visto que, sozinho, o poder público não consegue fazer tudo o que é necessário”, comenta.

Ela destaca que a Uniara tem auxiliado bastante. “O curso de Medicina participa de todas as atividades que temos desenvolvido, e agora, temos essa colaboração do PPG em Ciências Odontológicas, além da do coordenador do PPG em Biotecnologia, André Capaldo Amaral. Não vemos isso como parceria, mas como um gesto de solidariedade. A população de Araraquara tem que ser agradecida a todos aqueles que estão ajudando. São inúmeras empresas e setores, e todos estão unidos para vencerem esse vírus que causa aflição em todo o mundo e que, acima de tudo, está ceifando muitas vidas. Nossa luta é para poupá-las”, diz.

Margonar menciona que as empresas Bio-art e Hot Sign colaboraram na produção dos equipamentos e finaliza informando que, na próxima semana, “doaremos mais oitenta clipes e viseiras para serem adaptadas aos óculos à Secretaria de Saúde”.

Detalhes sobre o PPG em Ciências Odontológicas da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7408, pelo WhatsApp (16) 99642-9480 ou pelo e-mail mestradoodontologia@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI