202403280719

Notícias

Edição especial da IJAMB é disponibilizada pelo Núcleo de Publicação Científica da Uniara

Publicado em: 18/03/2020

O Núcleo de Publicação Científica da Universidade de Araraquara – Uniara disponibilizou uma edição especial do periódico “International Journal of Advances in Medical Biotechnology – IJAMB”. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/2xDhqwP.

A publicação contou o professor Rodrigo Alvarenga Rezende como editor. “Estou muito orgulhoso e honrado pela oportunidade de organizar esse volume especial, intitulado ‘3D Printing for Medicine: Biomaterials, Processes and Techniques’, cujo tema é um campo em rápido crescimento na área da saúde, merecedor de destaque por seus novos desenvolvimentos científicos e tecnológicos orientados para a sociedade”, declara o docente.

Ele menciona que, na edição especial, “os leitores encontrarão uma coleção com oito artigos interessantes que visitam tópicos que compreendem biofabricação de pele por meio do desenvolvimento por bioprocessadores 3D; tipos de cartilagem e estudos mais recentes no sentido de possibilidades de regeneração tecidual, incluindo o uso de bioprinting; desenvolvimento de biomateriais utilizáveis, como géis inteligentes para aspectos biomédicos; técnica de eletrofiação para construção de micro e nanofibras para se fabricar andaimes para engenharia de tecidos; tintas biológicas criadas para impressão 3D baseadas em extrusão de andaimes para medicina regenerativa; simulação computacional do fluxo de fluidos e crescimento de células em andaimes, usadas como cartilagem auricular humana para reparação de microtia; conceito de robocasting, uma técnica de fabricação aditiva para extrusão coloidal de sistemas a serem utilizados como andaimes biocerâmicos na engenharia de tecidos, e finalmente, uma pesquisa muito recente sobre a atual inovação brasileira em relação ao sistema de engenharia de tecidos, e bioprinting e suas perspectivas, levando em conta o empreendedorismo e questões inovadoras”.

Rezende agradece aos membros editoriais da IJAMB e ao editor-chefe, Hernane da Silva Barud, “pelo gentil convite e pela escolha de trazer pesquisadores de alto nível, seus resultados e o estado atual de cada tópico apresentado para enriquecer essa edição especial”. “Destaca-se o trabalho de todos os revisores desses trabalhos e as pessoas direta e indiretamente envolvidas nesse projeto”, diz.

Barud, por sua vez, reforça que a edição especial sobre impressão 3D “traz vários artigos que envolvem a manufatura aditiva, entre outros assuntos, de pesquisadores do Brasil e do exterior”. “Acredito que isso dá muita projeção à revista”, finaliza.

Mais informações sobre a “IJAMB” podem ser obtidas pelo endereço www.journalamb.com, pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail revistauniara@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI