mostrar mensagem ]

Comunicado aos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Informamos aos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que estão abertos os cadastros para alunos que queiram participar da ação estratégica “O Brasil conta Comigo”. O edital recruta interessados em contribuírem com o Brasil nesse momento, de maneira regulamentada nos instrumentos legais.

O aluno que tiver interesse em se inscrever (e que for selecionado), terá vários benefícios pedagógicos descritos nas portarias do MEC e do Ministério da Saúde. Ademais, haverá remuneração oferecida pelo Ministério da Saúde para os selecionados.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Informações oficiais (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Estão circulando na internet imagens falsas de um comunicado em nome da Uniara. Para certificar-se de que uma mensagem é verdadeira, acesse diretamente de seu computador nosso site através do endereço https://www.uniara.com.br/.

Os comunicados oficiais da instituição serão sempre publicados em nosso site.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Projeto de docentes da Uniara e de universidade inglesa é aprovado em programa de colaboração internacional em pesquisa

Publicado em: 19/02/2020

Um projeto elaborado em colaboração entre os professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Wilton Rogério Lustri e Hernane da Silva Barud, e o docente da Universidade de Bath, na Inglaterra, Bernardo Castro Dominguez, foi aprovado no “São Paulo Researchers in International Collaboration – SPRINT”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

O título do projeto, programado para ter início no dia 1º de abril e com duração de 24 meses, é “Desenvolvimento de Compósito de Celulose Bacteriana/MOF para Embalagem Sustentada – DeBaC CoSuPa” (Development of Bacterial Cellulose/MOF Composite for Sustained Package - DeBaC CoSuPa). “Propusemos o desenvolvimento de um biofilme composto de estrutura de celulose bacteriana – portanto, envolverá a utilização de membranas de biocelulose – com Metalorganic Frame Work – MOF, um composto inorgânico com a capacidade de preservar produtos agrícolas perecíveis - remoção de contaminantes - e para ser usado na área médica como um sistema de sustentação de liberação de drogas”, explicam Lustri e Barud.

Eles detalham que o objetivo será alcançado “com o impedimento da permeação de gases e vapores por meio dos filmes e a remoção do etileno, responsável pelo amadurecimento do produto, fornecendo uma área de superfície maior, com o MOF, para retenção e liberação sustentadas de conservantes e antimicrobianos naturais”. “Assim, estabelecemos uma colaboração interdisciplinar entre a Universidade de Bath e a Uniara”, completam.

Como contextualização para o desenvolvimento do projeto, os docentes mencionam que “o uso indiscriminado de microplásticos em cosméticos e produtos de limpeza, além da areia microplástica derivada da decomposição de objetos plásticos maiores, geram condições de saúde em seres humanos e ecossistemas”. “Os microplásticos podem ser 29,2% maiores em peixes de rios em áreas urbanas, sendo que uma grande indústria responsável pela geração de resíduos plásticos é a de alimentos, devido à necessidade de estocar, conservar e transportar produtos agrícolas perecíveis”, dizem.

Em relação ao Brasil, “é responsável pela geração de doze milhões de toneladas de plástico e possui um dos maiores obstáculos à gestão de resíduos”. “No país, algumas leis começam a exigir o uso de materiais biodegradáveis em sacolas plásticas, o que abre oportunidades para o desenvolvimento e a implementação de novos materiais de embalagem biodegradáveis. Nossa visão de longo prazo é desenvolver uma solução holística para implementação desses novos materiais renováveis, substituindo as embalagens à base de plástico, por meio da reavaliação de resíduos”, destacam Lustri e Barud.

A aprovação no SPRINT é excelente para a Uniara, segundo os docentes, “pois é um projeto que internacionaliza e dá visibilidade à instituição, além de ser financiado pela FAPESP, o que é bem interessante”.

Lustri é líder do Grupo de Pesquisas em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA e coordenador do Grupo de Pesquisas em Celulose Bacteriana e Química Medicinal – CBQUIM da Uniara, e Barud é coordenador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da instituição. Já Dominguez é professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Bath.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/ppg ou também pelo telefone (16) 3301-7348. Detalhes sobre o SPRINT estão disponíveis no site www.fapesp.br/8602.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /