202403290550

Notícias

Formandos de Design Digital da Uniara desenvolvem projeto focado em ONGs que lidam com animais

Publicado em: 29/01/2020

Os formandos do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Dimas Neves Mattos dos Anjos e João Victor Santos Ferreira, apresentaram o projeto “Me Adota – Unificando as ONGs”, voltado à adoção e ao bem-estar de animais, como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, sob orientação da professora Adeline Gil e coorientação das docentes Grace Lis Proença Meireles Camargo Barreto e Fernanda Ribeiro. O projeto pode ser conferido no endereço http://meadota.net.

“A ideia é unificar as Organizações Não Governamentais - ONGs da região em um só canal para facilitar que as pessoas encontrem esses locais e possam adotar animais ou realizar doação de dinheiro para ajudarem a manter as ONGs. Hoje, o site agrega duas, o Grupo Independente de Proteção Animal e ao Meio Ambiente - Gipama e a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais – AAPA”, conta Anjos.

Ele comenta que ambas gostaram bastante da iniciativa. “Pretendemos realizar novas reuniões para deixarmos o site atualizado e tentarmos manter o projeto vivo, além de disponibilizarmos um canal no qual as pessoas que doaram dinheiro possam visualizar que a quantia é utilizada para uma boa causa, o que pode engajar cada vez mais doadores”, destaca.

No início, de acordo com Anjos, verificou-se que “existem muitas ONGs na internet, e que elas têm dificuldade de manter seus sites atualizados”. “Além disso, por existirem vários sites, acabam dispersos. Acreditamos que esse projeto é de grande valia social para a região, uma vez que, ao ajudarmos as Organizações e consequentemente serem realizadas mais adoções, elas podem acolher mais animais de rua”, lembra o estudante.

O “Me Adota – Unificando as ONGs” está em versão Beta, no entanto, já pode ser consultado, segundo Anjos. “Estamos testando todas as possibilidades de erros e de logística entre a equipe técnica e as ONGs, e pretendemos lapidar cada vez mais para que, no futuro, o site seja relevante para a região. Começamos com o Gipama e a AAPA, para avaliarmos como será o funcionamento do projeto e, se vingar, pretendemos contatar mais ONGs, no entanto, somente aquelas que pudermos analisar se oferecem um bom trabalho”, diz.

Os interessados na iniciativa podem entrar em contato com Anjos ou com Ferreira pelos e-mails dimasnm.anjos@gmail.com ou joaossferreira20@gmail.com.

O trabalho teve origem na disciplina “Design e Cultura”, ministrado por Adeline, e depois tornou-se TCC. “O desafio proposto aos alunos foi criar um projeto que envolvesse uma mudança de cultura a partir da identificação de um problema, utilizando as bases do design centrado no ser humano. Dimas se propôs abordar o problema do abandono de animais e desenvolveu o ‘Me adota’”, finaliza a docente.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI