202404200123

Notícias

Mutirão promovido por alunos de Medicina da Uniara atende quase cem pessoas

Publicado em: 23/01/2020

No último sábado e domingo, dias 18 e 19 de janeiro, o Diretório Acadêmico Medicina Uniara – D.A.M.U., do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com a sua coordenação e a Secretaria de Saúde do município, promoveu um mutirão de atendimento à população na Estratégia de Saúde de Família - ESF “Nair Damásio Claudino”. A iniciativa foi realizada por meio do Programa de Assistência Ambulatorial Comunitária - P.A.A.C. 2020, organizado pela diretoria de Projeto de Auxílio Social - P.A.S., que é parte integrante do Diretório, juntamente com a colaboração de membros do próprio D.A.M.U.

“Os dois dias de evento contaram com 46 atendimentos presenciais cada um, além de uma visita domiciliar. Foram atendidos, principalmente, os moradores do bairro Victório de Santi que ainda não haviam passado pela Unidade Básica de Saúde recém-inaugurada, em especial diabéticos e hipertensos. Os dias foram muito produtivos e o bairro recepcionou bem os alunos e médicos voluntários das outras unidades de saúde da cidade. Houve também importante troca de saberes entre os estudantes e a população, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes”, destacam a coordenadora geral e a vice-coordenadora geral do P.A.A.C., Mariana Rodrigues Sia e Narhima Ahdlie Bou Abbas.

Elas detalham que os atendimentos foram feitos em conjunto com alunos do curso de Medicina da Uniara e médicos e residentes de Medicina de Família e Comunidade. “Além disso, os atendimentos foram elogiados pela comunidade. Houve uma integração com os participantes, além de possibilitar o atendimento da população que possui dificuldades para ir ao posto em horário comercial”, lembram as estudantes.

Além do benefício para a população, “o mutirão foi de grande importância para inserir os alunos no contexto do voluntariado, algo que acrescenta muito na humanização da Medicina e do próprio profissional, além de oferecer a oportunidade de aprendizado e treinamento para todos os alunos participantes, desde os mais novos até os já formados”. “A troca entre paciente e aluno é muito importante para exercitar a conduta do médico no dia a dia, bem como a relação de trabalho em equipe para os alunos participantes”, mencionam Mariana e Narhima.

As estudantes fazem questão de “agradecer e ressaltar o apoio tanto da Prefeitura, em especial da Secretaria de Saúde do município, quanto da coordenação do curso de Medicina, além de todos os profissionais da área da saúde que atuaram nos dias como voluntários”.

A coordenadora pedagógica da graduação, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, comenta que “a iniciativa de assistência social idealizada pelos estudantes de Medicina teve um incentivo muito importante a partir de um projeto referencial, o Programa de Expedições Científicas e Assistenciais – PECA, inicialmente proposto pela Santa Casa de São Paulo, que visa a realizar mutirões repetidos em diferentes cidades, para que diagnósticos, tratamentos clínicos e cirúrgicos sejam feitos, o que diminui filas dos sistemas municipais de saúde, sendo que a população, muitas vezes, pode ser desassistida”.

“Em 2018 e 2019, o PECA foi realizado em Araraquara, uma grande inspiração para que os alunos da graduação se reunissem e organizassem um grupo de assistência social em forma de mutirão. Este ano, o bairro escolhido foi o Victório De Santi II, que já existe há muito tempo no município, mas não contava, até o dia 13 de dezembro do último ano, com uma unidade básica de saúde, quando foi inaugurada”, explica a docente.

A parceria da Uniara com o bairro, de acordo com a Cynthia, “é muito próspera e promete levar assistência médica de qualidade com envolvimento de estudantes não só do curso de Medicina, mas de outros e também da Unesp, por meio do projeto Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde/Interprofissionalidade, no qual as universidades estão inseridas pelos próximos dois anos, sendo que a territorialização está sendo instituída naquele bairro, com a nova unidade”. “Portanto, a geração de benefícios é muito ampla, tanto para a comunidade quanto para os alunos envolvidos, e as parcerias são inspiradoras: a Santa Casa de Araraquara, como um projeto referencial para o P.A.S. e o P.A.A.C., e também a parceria entre a Unesp do município, com seus cursos de Odontologia e Farmácia, e a Uniara, com as graduações de Medicina, Nutrição, Enfermagem , Fisioterapia, pelo PET – Saúde/Interprofissionalidade”, reforça.

Cynthia acredita que as parcerias “devem ganhar visualização para que estudantes de cursos da área de saúde da Uniara se sintam motivados e muito entusiasmados com as possibilidades de assistência, qualidade de ensino e prestação de serviços”.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI