202403280934

Notícias

Em TCC, formandos de Odontologia da Uniara analisam procedimento com uso de botox para tratamento de sorriso gengival

Publicado em: 14/01/2020

Os formandos do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Anderson Aparecido Fatorelli e Rafael Biso de Mattos Piovezan, desenvolveram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC um estudo sobre a “Gengivectomia associada à toxina botulínica para o tratamento de sorriso gengival”, orientados pela professora Pâmela Letícia dos Santos e coorientados pela docente Thallita Pereira Queiroz.

“O objetivo desse relato de caso clínico, já finalizado, foi descrever o tratamento de sorriso gengival - exposição gengival maior do que dois milímetros durante o sorriso -, por meio da gengivectomia associada à toxina botulínica, visando a maiores simetria, equilíbrio e harmonia do sorriso”, explicam os estudantes.

Eles detalham que uma paciente de trinta anos de idade apresentou-se à Clínica de Odontologia da Uniara, relatando como queixa principal a “exposição excessiva da gengiva durante o sorriso”. “Com base no exame clínico, diagnosticou-se uma exposição gengival de cinco milímetros durante o sorriso, sendo indicado o tratamento por meio da gengivectomia associada à toxina botulínica. O planejamento do procedimento foi realizado com o auxílio do Digital Smile Design e a aplicação da toxina botulínica foi feita nos músculos elevador do lábio superior e asa do nariz, bilateralmente”, contam Fatorelli e Piovezan.

A paciente, de acordo com os alunos, foi reavaliada sete dias e um mês após a aplicação da toxina, “e apresentou, nesse último período de reavaliação, exposição menor do que dois milímetros durante o sorriso”. “Assim, pode-se concluir que a combinação das técnicas foi uma boa opção para o tratamento, visto que são de fácil execução, simples e eficazes, além de reduzirem o tempo cirúrgico e a morbidade, comparativamente a técnicas cirúrgicas invasivas, com excelentes resultados e satisfação da paciente”, destacam.

Pâmela, que orientou o TCC, comenta que Fatorelli e Piovezan se dedicaram integralmente ao estudo durante dois anos. “Foram bem comprometidos e desenvolveram tudo com excelência. Quanto ao relato de caso, o uso do botox foi uma alternativa para o sorriso gengival, um procedimento estético para melhorar a autoestima da pessoa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI