202404251731

Notícias

Egressos de Design Digital da Uniara têm artigo publicado em e-book da UFSCar

Publicado em: 14/01/2020

Os ex-alunos da graduação de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Fabiano Bernarde e Claudiane da Silva Santos, tiveram um artigo publicado no e-book “Ensaios Interdisciplinares em Comunicação, Ciência da Informação e Inovação”, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. O conteúdo, intitulado “Projeção Mapeada Aplicada à Arte Digital”, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da dupla, orientado pelo professor Diogo Augusto Gonçalves, e pode ser acessado pelo link http://twixar.me/4X5T.

“A Projeção Mapeada vem do inglês ‘Video Mapping’, que surgiu da técnica da projeção cinematográfica no século XIX, período conhecido como pré-cinema. Ao longo de sua passagem, evoluiu como ferramenta de vídeo projeção, permitindo a manipulação tanto de vídeos quanto de imagens, ou seja, a projeção mapeada é uma técnica que permite fazer aplicações e mudanças visuais no formatos 2D e 3D, e das mais diversas superfícies regulares e irregulares, como fachadas de prédios, casas e estruturas de entretenimento - palcos de shows, concertos, apresentações teatrais e demais suportes”, explicam os egressos.

Eles mencionam que, no estudo, “a técnica da projeção foi aplicada em performance artística, tendo como suporte o corpo humano e o cenário com características presentes do cinema Expressionista Alemão, realizado no final do século XIX e início do século XX, como luz e sombras bem marcadas”. “Sendo assim, o desenvolvimento do trabalho possibilitou ao grupo o contato com diversas áreas do conhecimento técnico-científicas relacionadas ao estudo do design e suas vertentes na era digital”, destacam.

Em relação à relevância social do projeto, Bernarde e Claudiane acreditam que os frutos obtidos, tanto teóricos quanto práticos, foram de suma importância para seu conhecimento acadêmico. “Espera-se que a contribuição desse trabalho possa despertar o interesse para futuras pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento humano como o design, a arquitetura e as artes plásticas e contemporâneas”, declaram.

O coordenador do curso de Design Digital da Uniara, Juliano Marcello, está contente pela publicação dos ex-estudantes. “É muito gratificante esse reconhecimento do ex-aluno em uma instituição renomada como a UFSCar. Isso mostra também a qualidade da graduação, consolidada pela nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI