202403291257

Notícias

Estudantes de pós-graduação de Ribeirão Preto realizam pesquisas na Uniara a partir de fevereiro

Publicado em: 13/01/2020

A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, abriu as portas para que a mestranda e o doutorando do Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo - USP de Ribeirão Preto, Edilaine Lilian Leticio e David Andrés Casilimas Díaz, realizem suas pesquisas de pós-graduação com alunos e colaboradores da Uniara, de maneira voluntária. Os estudos, de acordo com eles, começarão no início de fevereiro, “na volta às atividades letivas dos alunos”.

“O projeto estuda a percepção que as pessoas têm do tempo e a relação dela com outros processos cognitivos, como memória e atenção. Pretendemos ver se as modificações do modo como percebemos o tempo podem alterar também, por exemplo, nossa capacidade de memória. Há muitos eventos na vida nos quais alteramos a percepção do tempo. O mais comum é quando você curte algo e sente que o tempo passa muito rapidamente; já quando se está entediado, passa muito devagar”, comenta Díaz.

Ele conta que, em seu estudo, irá trabalhar principalmente com estímulos físicos, sensoriais e táteis. “A pessoa entrará em uma sala e receber esses estímulos táteis e, depois, terá que realizar uma tarefa com relação ao tempo, e outra relacionada à memória. São coisas muito simples e nenhuma tem respostas certas ou erradas. São simplesmente para ver como esses estímulos as afetam”, explica o doutorando, que lembra que os participantes receberão certificados da USP que contam para horas de estágio.

Edilaine menciona que as duas pesquisas são relacionadas à memória, “no entanto, nossos estudos em relação à parte cognitiva são diferentes”. “Eu lido com estímulos auditivos, como a música e a emoção ligada a ela, além de alguns estímulos visuais. Minha tarefa será ligada à percepção sonora, juntamente com um estímulo visual. Também será algo simples, com duração de cerca de vinte minutos, e quem participar precisará retornar no dia seguinte para estudarmos essas memórias – como elas funcionam para esse participante”, detalha.

A intenção, segundo ela, é ampliar o público-alvo. “Vamos começar com os alunos de Psicologia da Uniara, por ser mais próximo à nossa área de estudo, mas não será necessário que sejam somente estudantes da graduação. Pelo contrário, é interessante que o público seja diverso, para vermos como isso se opera nas diferentes habilidades e nos gostos”, diz.

Os interessados em se voluntariar devem enviar o nome completo, o curso no qual está matriculado e o período nos quais desejam participar – manhã, tarde ou noite - para o e-mail experimento.temporal@gmail.com. “A partir disso, retornaremos os e-mails de cada um e enviaremos uma ficha de preenchimento de dados. Uma mesma pessoa pode participar das duas pesquisas, porém, elas serão realizadas em dias e horários diferentes. Temos a intenção de avaliar ao menos 120 voluntários cada um”, detalha Edilaine.

A chefe do Departamento de CHS da Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, conta que a ideia de Edilaine e Díaz realizarem seus estudos na Universidade de Araraquara surgiu por meio do orientador de ambos os trabalhos, o professor José Lino Oliveira Bueno, “que participou do início do curso de Psicologia da instituição, e essa proximidade de anos possibilitou a oportunidade”. “Toda pesquisa científica tem valor imenso para avanços nas áreas. Assim, quando se colabora, contribui-se para que haja melhor entendimento e conhecimento mais aprofundado”, finaliza.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI