202404200309

Notícias

Alunas de Design Digital da Uniara criam projeto com intenção de incentivar o não uso do plástico

Publicado em: 08/01/2020

As estudantes do quarto semestre do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Alanna Julia da Cunha e Larissa Gonçalves Motta Rodrigues, criaram o projeto “Plastic Free Uniara”, com a finalidade de incentivar o não uso do plástico. O trabalho, desenvolvido na disciplina “Redação e Hipertexto III”, ministrada pela professora Adeline Gil, pode ser conferido no endereço www.instagram.com/plasticfree_uniara.

O projeto entrou em funcionamento inicialmente na sala de aula, porém, a intenção, segundo as alunas, é que seja estendido para toda a universidade. “Nosso trabalho é composto por desafios semanais para a redução e eliminação do uso do plástico. Nossos seguidores, ao longo desse período, usam a hashtag #desafiosomeplastico em Stories ou até mesmo em publicações na plataforma digital Instagram e, assim, vão somando pontos. Cada mudança de hábito tem uma pontuação e, no fim da semana, somamos esses pontos”, explicam Alanna e Larissa.

Como exemplo, a dupla menciona que os participantes poderiam postar, nos Stories, foto e texto sobre o que está fazendo, “como levar ao trabalho uma caneca ao invés de usar copinho plástico”. “Nessa postagem, a pessoa usa a hashtag e marca nossa página para repostarmos e contabilizarmos os pontos”, detalham.

A ideia, de acordo com ambas, é premiar as pessoas que fazem mais pontos “com foco na redução do plástico, como uma ecobag ou um canudo de inox”. “Para levarmos isso adiante, estamos procurando parceiros que possam colaborar com esses itens que serão entregues aos vencedores”, dizem.

A ética e a consciência acabam fazendo parte do projeto. “Vai do próprio caráter de quem participa se o indivíduo só quer ganhar pontos para receber prêmios ou se realmente está mudando seus hábitos e parando de utilizar o plástico no seu cotidiano”, esclarecem as estudantes.

Adeline lembra que o trabalho “foi criado com o intuito de diminuir o consumo de plástico entre os universitários, envolvendo gamificação”.

Os interessados em colaborar com o projeto ou em obter mais detalhes sobre o “Plastic Free Uniara” podem entrar em contato com Alanna e Larissa pelos e-mails alannna.julia@gmail.com e larissagmr1207@gmail.com.

Informações sobre o curso de Design Digital podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI