202404180158

Notícias

XIV Congresso de Iniciação Científica da Uniara conta com quase trezentos trabalhos aprovados para apresentação

Publicado em: 26/11/2019

O XIV Congresso de Iniciação Científica – CIC, promovido pelo Centro Integrado de Estudo e Pesquisa – CIEPesquisa da Universidade de Araraquara – Uniara, contou com mais de 550 inscritos, dos quais quase trezentos trabalhos foram aprovados para serem apresentados oralmente ou por meio de painéis. O evento foi realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, com a abertura realizada na unidade IV da instituição, e o restante da programação, na unidade I.

“Mais uma vez o Congresso foi um sucesso, com mesas de debate e a apresentação de painéis. Este ano, a abertura foi na unidade IV, pois era um desejo nosso incluir ainda mais os cursos de Engenharia, Administração e Odontologia nas atividades. Inclusive, tivemos uma forte participação dos dois primeiros, em especial, da Engenharia Agronômica”, destaca a coordenadora do CIEPesquisa e da comissão organizadora do CIC, Helena Carvalho De Lorenzo.

Ela menciona que, no primeiro dia, uma palestra foi ministrada pela ex-aluna de Administração e mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Uniara, Larissa Dias, “além de membro do grupo de pesquisa em desenvolvimento local”. “Ela atua bastante na área de administração e de recursos humanos, e abordou como o profissional cuida de sua carreira, mostrando que um ponto é o emprego, que ele formalmente tem, e o outro ponto é a empregabilidade, que é a capacidade de se mover dentro do emprego ou para novas oportunidades. No passado, as pessoas tinham muito orgulho de trabalharem cinquenta anos em uma mesma empresa. Hoje, isso não acontece mais, visto que, com a flexibilidade, os jovens estão melhorando, fazendo cursos e subindo na vida profissional. Pode ser um fator relevante diante das dificuldades que temos na conjuntura econômica atual”, aponta.

Em relação às demais atividades do evento, a docente afirma que a qualidade tem melhorado a cada edição. “Fizemos, este ano, duas ou três mesas somente com estudantes bolsistas do PIBIC e do PIBITI, para as quais foram convidados somente avaliadores externos, para uma ‘reverberação’ dessas apresentações para além da Uniara. Eles ficaram bastante impressionados com a qualidade dos trabalhos e, mesmo os avaliadores da universidade, de alguma maneira, tiveram uma avaliação bastante positiva das pesquisas”, finaliza.

Neste ano, os melhores resumos de trabalhos submetidos serão publicados na Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM (http://revistarebram.com). Outras informações sobre o XIV CIC da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/cic, pelo e-mail ciepesquisa@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7224.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI