202404191833

Notícias

Arduino Fest, do curso de Engenharia Elétrica da Uniara, tem grande adesão de alunos de ensinos médio e superior

Publicado em: 14/11/2019

O “Arduino Fest”, promovido pelo curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara, teve adesão muito grande de escolas de nível médio e de alunos de outras instituições de ensino superior, de acordo com o coordenador da graduação, Cristiano Minotti. O evento foi realizado no último sábado, dia 9 de novembro, na unidade IV da universidade.

“Foi um sucesso, com os participantes interessados nas áreas de eletrônica, programação e microcontroladores – sistema de controle para automação. Foram realizadas mais de 140 inscrições de escolas de nível médio, sendo que mais de 130 desses alunos compareceram. Houve presença maciça da Escola Estadual - E.E. Joaquim Pinto Machado Júnior e E.E. Professor Oacyr Antonio Ellero, de Araraquara, e da E.E. Professora Dinorá Marcondes Gomes, de Américo Brasiliense”, conta Minotti.

Ele menciona que, para as atividades da manhã, foram oferecidos dois laboratórios de informática com a oficina “Arduino Zero”, “destinada ao público que não tem conhecimento sobre o assunto e está começando”. “Também foram ministradas as oficinas ‘Controle remoto por Bluetooth com uso do módulo HC05’, de nível intermediário, e ‘Arduino Integrado a Excel’, mais avançada. Na última parte, foi realizada a mostra de projetos com o Arduino, desenvolvidos por alunos da graduação e outros entusiastas”, detalha.

Após as oficinas – “como se fossem aulas práticas, tanto de programação quanto de microcontroladores, eletricidade e eletrônica -, à tarde foram feitos desafios, que eram montagens propostas com os conhecimentos adquiridos pela manhã”. “Os estudantes da E.E. Professor Oacyr Antonio Ellero foram os vencedores”, relembra.

O “Arduino Fest” foi bastante proveitoso, segundo Minotti. “Para as próximas, pretendemos corrigir erros e fazer cada vez melhores”, comenta.

 

Arduino

“É uma plataforma de desenvolvimento microcontrolado, ou seja, seu coração é um microcontrolador, que é um componente, um microprocessador programável que já tem as interfaces periféricas de entrada e saída, e que começa a responder da forma que você a programou”, explica o coordenador.Ele detalha que existe um grupo de entradas e um de saídas – digitais e analógicas –, “de modo que é possível fazer uma enormidade de projetos como, por exemplo, a automação de uma residência, na qual, quando a porta se abre automaticamente, o ar condicionado é ligado, ou na qual a luz é apagada cinco segundos após o fechamento da porta, sendo tudo isso possível por meio da programação”.

Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI