202404192147

Notícias

Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara criam maquetes que envolvem o conceito de circuito elétrico

Publicado em: 08/11/2019

Alunos do primeiro ano do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveram e expuseram maquetes nas quais foram aplicadas o conceito de circuito elétrico, na “X Semana da Agronomia”, realizada no final de outubro, na Fazenda-Escola da instituição. O conteúdo aprendido foi transmitido pela professora Jaqueline Evangelista, que ministra a disciplina “Introdução à Física”. 

“No primeiro dia de aula, mostrei fotos dos projetos apresentados em 2018 e, este ano, foi proposto que os primeiranistas mostrassem suas maquetes durante todas as noites do evento, o que chamou muito a atenção de docentes e veteranos. Achei impressionantes os trabalhos”, comenta Jaqueline.

Ela menciona que havia maquetes com sistema de irrigação e equipamentos agrícolas voltados a pesagem, entre outras, “além de uma sobre granja, com circuito elétrico para esquentar pintinhos, e outras com diferentes materiais, uns mais simples e outros mais sofisticados, mas todas muito interessantes”. “Foi bem diversificado e, nisso, entra circuito elétrico, sendo alguns movidos a pilha e outros, a energia elétrica”, relembra.

O estudante da graduação, Reinaldo Perpétuo Carlos da Silva, conta que a turma recebeu o cronograma com antecedência e que surgiram várias ideias para a montagem das maquetes. “Já tínhamos grupos formados, e começamos a pensar em diferentes possibilidades. Foram criadas maquetes de uma propriedade sustentável, com energia fotovoltaica, provida do solo para gerar energia elétrica. Começamos a elaborar as dependências e colocamos ligações elétricas reais para a simulação de uma ligação comum de uma residência e um sistema de irrigação”, detalha.

Os projetos “envolveram o conceito de sustentabilidade e de não poluição visual, com a fiação instalada de maneira subterrânea”. “Ficamos muito satisfeitos e felizes com o resultado”, finaliza.
Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI