202404252158

Notícias

Coordenadora do curso de Psicologia da Uniara ministra roda de conversa no Dia Internacional do Idoso

Publicado em: 03/10/2019

Na última terça-feira, dia 1º de outubro, a coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado, foi convidada para ministrar a roda de conversa “Os sentidos do cotidiano”, em celebração ao Dia Internacional do Idoso. O evento, realizado no Grêmio da Nestlé, foi promovido pelo Conselho Municipal do Idoso.

“Várias atividades foram realizadas no evento: danças circulares, shows musicais e orientações de professores e alunos do curso de Odontologia da USP, entre outras. Já na roda de conversa, foram discutidas a importância da singularidade e da identidade de cada indivíduo que, muitas vezes, se perdem em meio a generalizações sobre o que seja ser idoso”, relata a docente.

Ela aponta que cada um deles “tem características biopsicossociais particulares, uma história e um contexto de vida diferentes”. “Desse modo, não é possível pensar em um sentido para a vida, mas sim em diversos possíveis. Também discutimos a importância de se buscar sentido no dia a dia, além de projetos de vida maiores”, acrescenta.

Alguns idosos, segundo Simoni, falaram sobre o sentido ser encontrado nas pequenas coisas. “Outros destacaram as dificuldades da vida e do envelhecimento, que geram também problemas na identificação de sentidos”, explica.

Outra discussão na roda de conversa foi focada na frase de Jean Paul Sartre – “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”. “Ampliamos isso no sentido de que o importante é o que fazemos com o que a vida nos fez e, ainda, o mais importante é decidirmos como viver cada momento dela. Integrar as fases difíceis às dores e dificuldades, enfrentando-as e compreendendo-as como parte de nós, talvez seja fundamental para uma vida com sentido”, finaliza Simoni.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI