202404262326

Notícias

Trabalho de alunos de Fisioterapia da Uniara fica entre os dez melhores em congresso internacional

Publicado em: 25/09/2019

O trabalho “A influência aguda da técnica de Stretching Global Ativo na flexibilidade e no perfil postural de ciclistas”, de autoria dos alunos do quarto ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Miranda Fugimoto e Yassuo Honofre Sakanaka, foi classificado entre os dez melhores no “11º Congresso Internacional de Fisioterapia”, realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, em Salvador, na Bahia. O estudo foi orientado pelos professores André Capaldo Amaral e Maurício José Falcai.

“No projeto, foi avaliada a influência de uma técnica de alongamento, chamada Stretching Global Ativo – SGA, em ciclistas. Os resultados foram positivos, com o aumento do alongamento muscular e uma melhora na postura do esportista na bicicleta”, explica Jéssica.

Ela revela que foi uma surpresa ter ficado entre os dez melhores trabalhos. “Eu não esperava, visto que foram mais de mil avaliados. Por mais que soubesse que foi bem feito e estruturado, não imaginava isso. Foi um projeto construído pelos dois, e seu desenvolvimento fluiu bem. Também agradeço aos professores imensamente, pois sem eles, provavelmente não chegaríamos a essa conquista”, declara.

O estudo, de acordo com a aluna, foi trabalhoso, “com muitas anotações, desenvolvido por mais de um ano”. “Acredito que o melhor é começar a desenvolver um trabalho cedo, e não deixar para o último ano da graduação, pois isso garante que ele fique mais completo e obtenha um resultado melhor. O avaliador elogiou muito a metodologia. Foi muito enriquecedor”, diz.

Sakanaka também está contente pelo reconhecimento. “É muito gratificante, pois nos dedicamos muito. Já temos formação profissional, mas faltava algo maior, e essa conquista veio para consolidar isso, o que mostra que estamos no caminho certo. Foi uma surpresa ficar entre os dez, embora a dedicação tenha sido grande”, comenta.

Amaral ficou feliz pela conquista dos quartanistas. “É um congresso internacional, de relevância na área de fisioterapia. Estarmos entre os dez melhores no evento, para mim, evidencia o nível de qualidade das pesquisas que o curso de Fisioterapia e a Uniara desenvolvem atualmente, compatíveis com o nível daquelas desenvolvidas nas mais renomadas universidades estaduais e federais do país”, destaca.

O reconhecimento, em sua opinião, “é resultado do investimento da Uniara, e que já começa a mostrar os frutos, sobretudo no que diz respeito ao curso”. “Vi os dez trabalhos premiados, e o de Jéssica e Yassuo é o único sobre fisioterapia esportiva. É um detalhe fundamental, pois o curso de Fisioterapia da instituição, há algum tempo, vem desempenhando um trabalho importante tanto no atendimento de atletas quanto na produção de pesquisa científica na área de reabilitação esportiva, um diferencial da graduação. Os alunos estão muito contentes e isso nos motiva a continuarmos nesse ritmo de desenvolvimento de projetos científicos clínicos na fisioterapia”, alegra-se.

Falcai aponta que “estar entre os dez melhores é de grande importância também em relação ao aprendizado dos estudantes”. “Representa o esforço e a dedicação para a elaboração e execução de um trabalho científico, e a recompensa, com essa classificação, é muito gratificante para eles e para nós, professores”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI