202404240111

Notícias

Estudantes da Uniara apresentam trabalhos no 11º Congresso Internacional de Fisioterapia

Publicado em: 23/09/2019

As alunas do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Miranda Fugimoto e Gabriela Cabrini, apresentaram trabalhos no “11º Congresso Internacional de Fisioterapia”, realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, em Salvador, na Bahia. O estudo de Jéssica foi orientado pelo professor Maurício José Falcai e coorientado pelo docente André Capaldo Amaral, e o de Gabriela, por Capaldo, que acompanhou as atividades das graduandas, e Falcai, respectivamente.

Intitulada “A influência aguda da técnica de Stretching Global Ativo na flexibilidade e no perfil postural de ciclistas”, a pesquisa de Jéssica, autora principal, também conta com a autoria de Yassuo Honofre Sakanaka. “No projeto, foi avaliada a influência de uma técnica de alongamento, chamada Stretching Global Ativo – SGA, em ciclistas. Os resultados foram positivos, com o aumento do alongamento muscular e uma melhora na postura do esportista na bicicleta”, explica Jéssica.

A experiência de explanar sobre seu trabalho no evento foi marcante, em sua opinião, em relação a “divulgar a importância do estudo e da pesquisa na área de Fisioterapia e ter a satisfação de ter minha pesquisa avaliada por membros externos em um congresso internacional, sobretudo com os elogios recebidos”.

Já o trabalho de Gabriela, autora principal do projeto “A influência aguda do Stretching Global Ativo (SGA) no perfil postural estático e na flexibilidade muscular”, também é de autoria de Ana Laura Ferreira Barreto. “O estudo teve como objetivo avaliar a influência da técnica de alongamento SGA para a melhora da postura e do alongamento de pessoas sedentárias. Concluímos que a referida técnica apresentou resultados positivos na melhora do alongamento, porém não houve resultados significativos em relação à postura”, relata Gabriela.

Para a aluna, apresentar seu estudo no congresso “representa uma grande oportunidade de compartilhamento dos conhecimentos adquiridos por meio da minha pesquisa, e de um reconhecimento e resultado satisfatório do meu esforço ao longo da realização do projeto”. “Entendo como um caminho positivo e agregador para potencializar o meu aprendizado e minha experiência acadêmica na área de pesquisas, abrindo um leque para mais projetos e questionamentos”, completa.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara, Carlos Roberto Grazziano, “é muito importante estarmos representados em um congresso dessa envergadura”. “Isso me fez lembrar das minhas participações, juntamente com o professor André, em eventos como esse. Posso dizer, hoje, como foram importantes para nossa formação, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Que suas participações estimulem outros alunos a fazerem iniciação científica, para que possam, futuramente, estar em congressos representando nossa instituição e profissão”, declara.

O docente aproveita para lembrar que a fisioterapia completa cinquenta anos de atividades em outubro, “e a realização e publicação de artigos científicos, bem como a participação em congressos, tiveram grande importância na construção e na consolidação da carreira no Brasil”.

Informações sobre a graduação de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI