202404191349

Notícias

Biologia da Uniara ministra atividades voltadas a sustentabilidade e meio ambiente para alunos da Escola Machadinho

Publicado em: 13/09/2019

Na última quarta-feira, dia 11 de setembro, o curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio dos projetos “Parceiros da Escola”, da graduação, e “Ciência na Escola”, da instituição, ministrou atividades relacionadas a sustentabilidade e meio ambiente para alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Pinto Machado Júnior, mais conhecida como Machadinho.

“Fomos chamados pela Escola para auxiliarmos um grupo que está trabalhando com essas questões. Ensinamos uma receita de sabão caseiro, visando à reciclagem do óleo de cozinha que seria descartado, e também fizemos a extração de pigmentos de frutas e materiais orgânicos - urucum, casca de cebola, amora - para tingimento de roupas, como camisetas pintadas em estilo tie dye”, relata um dos idealizadores do “Parceiros da Escola”, o ex-aluno de Biologia e técnico de laboratório, Eduardo Donato Alves.

Ele revela que, posteriormente, ainda serão ministradas atividades sobre reaproveitamento de cascas de frutas para se fazer bolos, e sobre permacultura.

 

“Parceiros da Escola” e “Ciência na Escola”

A coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, uma das ministrantes das práticas na Escola Machadinho, explica que o “Parceiros da Escola” “é uma atividade gratuita que fazemos a pedido dos docentes de Biologia de escolas de ensino médio que, muitas vezes, têm vontade de trabalhar algum assunto, mas a instituição onde lecionam não tem infraestrutura para desenvolvê-lo”. “Assim, entramos para fazer esse auxílio”, diz.

Os agendamentos para o projeto estão abertos. As escolas interessadas podem entrar em contato com a docente pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Já o “Ciência na Escola” consiste em uma feira de ciências com a participação de estudantes e professores de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental II, médio e técnico da cidade e da região, que será realizada no dia 18 de outubro de 2019, a partir das 8h30, no Centro de Eventos de Araraquara e Região - CEAR.

“Esperamos mobilizar não só a universidade e as escolas, mas também empresários de Araraquara e região. Será bastante ilustrativo para quem visitar o evento”, comenta o professor da Uniara e um dos organizadores da feira, André Capaldo Amaral.

Mais detalhes sobre o “Ciência na Escola” podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola, onde consta a programação completa, pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI