202404261903

Notícias

Curso de Enfermagem da Uniara promove atividades voltadas à Semana da Amamentação

Publicado em: 12/09/2019

O curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara promove uma mesa-redonda e uma palestra como parte da programação da Semana da Amamentação. As atividades, gratuitas e oferecidas a quaisquer interessados, serão realizadas no dia 26 de setembro, a partir das 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). As inscrições devem ser efetuadas pelo link http://twixar.me/LfP1 e a programação está disponível logo abaixo.

“Todos os anos é realizada uma campanha mundial, a Semana da Amamentação, para a promoção do aleitamento materno. Este ano, foi em agosto, porém, optamos por fazer esse evento em setembro. O tema foi ‘Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!’. Capacitar os pais por quê? A Organização Mundial da Saúde – OMS e o Ministério da Saúde entendem que o apoio da família no processo do aleitamento materno incentiva a mulher a amamentar nos primeiros seis meses exclusivos, e até dois anos, o que é preconizado pela OMS. Isso possibilita um desenvolvimento adequado do peso e altura”, explica professora Mariana Lopes Borges.

Ela reforça que “a inclusão dos pais e da família funciona como agente motor dessa ação, que é amamentar, algo que não é fácil para as mulheres, por vezes”. “Isso é facilitado, pois aumenta o vínculo do pai com o bebê, por exemplo, assim como do núcleo familiar, o que serve de incentivo para a mulher ter essa força para que o aleitamento materno seja estimulado e praticado. O leite materno previne a desnutrição e dificuldades nos desenvolvimentos motor e cognitivo, ele é completo. E essa rede de apoio é muito importante”, ressalta.

Outro aspecto que será trabalhado na atividade, de acordo com a docente, é a complementação alimentar, “ou seja, depois dos seis meses exclusivos de aleitamento, e também como a mulher se vê no retorno ao trabalho após a licença-maternidade”. “Para nós, enfermeiros, tudo isso é extremamente importante, pois não só incentivamos, mas também auxiliamos a mulher durante todo o processo de aleitamento, e fazemos o acompanhamento do desenvolvimento infantil, até esses dois anos. Fazemos as orientações necessárias, reavaliamos o manejo da amamentação, acompanhamos a mulher de perto, absorvemos suas dúvidas e angústias, e também compartilhamos da felicidade do aleitamento”, diz.

Com essas ações, “o ato de amamentar tem mais significado: com amor, leite e vínculo”. “O enfermeiro tem papel muito importante na proliferação dessas mensagens e desses conceitos de que amamentar vai muito além”, finaliza Mariana.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (16) 98108-4589 ou pelo e-mail malibel01@gmail.com. Detalhes sobre o curso de Enfermagem da Uniara estão disponíveis pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI