202404251636

Notícias

Docente da Uniara relata resultados dos primeiros seis meses do PET – Saúde/Interprofissionalidade

Publicado em: 05/09/2019

Em seus seis meses iniciais - março a agosto de 2019 –, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde/Interprofissionalidade já gerou resultados importantes, segundo a docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara - Uniara e uma das coordenadoras tutoras de um dos PETs, Andréa Corrêa Carrascosa.

“O projeto desenvolveu-se no sentido de balizar e solidificar os conceitos de interprofissionalidade e trabalho colaborativo, sobre processos e movimentos para competências em saúde e instrumentos de diagnóstico situacional e construção de projetos aplicativos para as cinco estratégias das equipes PETs: atenção a pacientes em situação de rua, idosos, segurança do paciente, assentamentos e atenção básica nos territórios”, destaca a docente.

Ela explica que esse desenvolvimento conta com uma dinâmica de reuniões semanais da equipe de tutores e da coordenação, e também de reuniões entre as equipes PETs de cada estratégia, “no trabalho reflexivo e problematizador de seus temas”. “Algumas das ações importantes desenvolvidas pelo grupo até o momento foram as oficinas, que tiveram objetivo de estabelecer solidez e reflexividade nas práticas interprofissionais”, relata.

A “Oficina de Interação-Integração para a comunicação interpessoal, reflexão e colaboração” foi um importante exercício da empatia, de acordo com Andréa. “Também tivemos a ‘Oficina de Competências para o empoderamento dos domínios cognitivo e afetivo e sua aplicação na prática do trabalho colaborativo’, e a ‘Oficina de Planejamento Estratégico Situacional e Projeto Aplicativo na instrumentalização de ações colaborativas com pessoas e comunidades’, para a construção conjunta de respostas às necessidades que serão identificadas na população”, detalha.

A docente comenta que, “como principal expressão dos impactos gerados pelos diferentes movimentos, tem-se um sentimento de pertencimento dos participantes e interesse pela realização de ações interativas e integrativas, evidências do envolvimento com a efetivação de uma clínica ampliada e resolutiva, mediante a proposta de catalisação de mudanças pessoais para o trabalho colaborativo e interprofissional”.

A equipe conta com oitenta membros, segundo Andréa, que lembra que, em Araraquara, as estratégias do PET – Saúde/Interprofissionalidade “decorrem de uma associação das entidades parceiras: a Uniara, por meio de seus cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS e a Unesp, por meio das graduações de Farmácia e Odontologia”. “O coordenador é o professor dessa última graduação, Aylton Valsecki Junior”, finaliza.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI