202404200717

Notícias

Pesquisador da Uniara é coautor de artigo publicado na revista Optical Materials

Publicado em: 05/09/2019

O pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais - BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, é um dos autores do artigo “Casting and inkjet printable photochromic films based on polymethylmethacrylate – Phosphotungstic acid”, publicado na revista Optical Materials. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/2kuJlsy.

“É um trabalho que envolve a produção de filmes com propriedades fotocrômicas - um polímero que contém um composto chamado ácido fosfotunguístico. Ele apresenta tungstênio, um elemento que muda de cor quando sofre a ação da radiação ultravioleta, ou seja, muda o estado de oxidação e, nesse sentido, implica mudança de cor”, contextualiza Barud.

Ele comenta que os filmes obtidos na pesquisa são “protótipos bem interessantes porque poderiam ser usados, por exemplo, em um sensor ultravioleta, para alertar contra radiação solar, para podermos ter conhecimento da dosagem dessa radiação”.

O artigo envolve colaboradores do Instituto de Química da Unesp e da Unifesp. Além de Barud, os outros autores são Ariane de Espindola, Celso Molina, Marcelo Nalin, Norberto Sanches Gonçalves e Sidney Ribeiro.

Informações sobre o Laboratório de BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br/biopolmat ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI