202404200840

Notícias

Docente e alunos da Uniara participam do 54º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia

Publicado em: 28/08/2019

Três trabalhos de estudantes dos cursos de Biologia, Medicina e Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, fizeram parte da programação do “54º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia – SBFis”, realizado entre os dias 25 e 28 de agosto, em Ribeirão Preto. Os estudos dos alunos, integrantes do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA da Uniara, são orientados pelo professor Luis Henrique Montrezor, que, no evento, ministrou uma palestra sobre metodologias ativas.

O estudante do primeiro ano de Biologia, João Vitor Valala, é responsável pelo trabalho “Effect of culture médium composition on C2C12 cell count: in vitro model for studies of polycystic ovary syndrome”. “Ele está começando uma parte de estudos celulares relacionados com modelo para um estudo de alterações metabólicas na síndrome do ovário policístico”, explica Montrezor.

Já a pesquisa “Extracellular matrix mineralization os Osteo-1 cells cultuvated in bacterial celulose membranes modified surfacially to plasma” foi apresentada pelo terceiranista da graduação de Medicina Veterinária, Luiz Guilherme Dercore Benevenuto, que recebe bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. “O conteúdo aborda a ideia de terapia celular, que temos no Grupo de Pesquisa QUIMMERA”, comenta o docente.

E o trabalho “Mesenchymal stem cells and testosterone in osteochondral repair in rats induced to osteoarthritis”, do aluno do sexto ano de Medicina, Gerson Butignoli Junior, tem apresentado resultados inéditos, de acordo com Montrezor. “Ele foi bolsista da FAPESP, mas a etapa experimental foi finalizada e estamos aguardando resultado de uma parte final, que está sendo desenvolvida na Unesp de Araçatuba, para finalizar o artigo científico, que será posteriormente direcionado para publicação”, revela o professor.

Ele, por sua vez, ministrou a palestra “Tribunal Fisiológico e Portfólio de Fisiologia Endócrina - Efeitos no Aprendizado de Alunos Universitários”, como parte da “Oficina de Ensino de Graduação” do Congresso. “Falei sobre alguns resultados que tenho obtido com metodologias ativas aplicadas a alunos do curso de Medicina, e como essas ações têm ajudado no desempenho dos alunos em algumas avaliações”, detalha.

Para o docente, participar, com os estudantes, de um congresso brasileiro, “que acaba sendo internacional, já que recebeu pessoas de fora do país, como americanos, canadenses, alemães, dinamarqueses e ingleses, foi uma experiência muito boa”. “A relevância para o aprendizado dos alunos é fantásticas, pois enxergo o processo da iniciação científica, com apresentações em um evento assim, como uma das fases finais, ou seja, eles já passaram por um processo de seleção, escreveram projetos, fizeram experimentos, analisaram dados e escreveram relatórios, e agora é o momento de ‘venderem o peixe’ e mostrarem os resultados à comunidade científica. Estou bastante satisfeito”, ressalta.

Ter os trabalhos no Congresso é importante também para o Grupo de Pesquisa QUIMMERA, na visão de Montrezor. “Acredito que a relevância técnica dos três é bem significativa e mostra que o grupo, apesar de bem novo, já tem vários frutos bastante positivos, o que nos anima a continuarmos com esses trabalhos mesmo diante de um cenário bastante fragilizado de política e incentivo financeiro à pesquisa”, finaliza.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI