202403190725

Notícias

1º Simpósio Internacional de Odontologia Digital de Araraquara, realizado na Uniara, aborda tecnologias relacionadas a tratamentos na área

Publicado em: 26/08/2019

No “1º Simpósio Internacional de Odontologia Digital de Araraquara”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação – PPG em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, foram abordadas novas tecnologias relacionadas aos tratamentos na área. O evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, na unidade IV da instituição.

O coordenador do PPG, Rogério Margonar, iniciou as atividades com a palestra “Odontologia Digital ao alcance de todos”. “Muitas vezes fala-se no assunto, e existe a sensação de que tudo é de alto custo. Realmente, algumas coisas são, porém, nem todas. O estudante que está se formando ou o dentista que tem seu consultório podem, por exemplo, fazer uso de imagens 2D de aparelhos celulares, que atualmente têm uma resolução muito boa, e utilizar isso no PowerPoint, onde é possível fazer os planejamentos e mostrar a comunicação com o paciente e com o laboratório de prótese”, explica o docente.

Ele também mostrou resoluções mais complexas, “como equipamentos de escaneamento oral, onde foi feito um guia cirúrgico no próprio ambiente de trabalho”. “No caso, o custo é um pouco maior, no entanto, é muito democrático, ou seja, podemos trabalhar de várias formas, inclusive com empresas parceiras”, diz.

A speaker da empresa dOne 3D, especializada em Odontologia Digital, Natércia Soriani, foi a segunda palestrante, com o tema “Simplificando o Workflow em Odontologia Digital”. “Abordei a iniciação em odontologia digital e a aquisição de imagens digitais para que sejam feitos os planejamentos virtuais, que substituem o trabalho manual do técnico de laboratório por meio de softwares, que podem ser gratuitos ou pagos. Depois é feito o processamento desses dados, que seria a impressão 3D ou as peças prontas”, detalha a convidada.

Os tipos de impressão também fizeram parte de sua explanação. “Podem ser de filamento em pró-ortodontia e do tipo DLP, em resina – próteses provisórias e outros trabalhos, como os de obtenção de modelos, e os calcináveis, para serem injetados em porcelanas ou metais, posteriormente”, destaca.

A “Odontologia Digital na Reabilitação Oral” foi o tema da palestra ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, Gustavo Mendonça. “A ideia foi falar sobre impressão 3D em odontologia e o que tem sido feito na área de restauração de dentes, além de comentar sobre como é feita a parte de ortodontia e mostrar as inovações e o que temos produzido na Universidade de Michigan”, conta o docente.

Ele ressalta que, “hoje em dia, há possibilidade de se imprimir as próteses, ainda em caráter provisório - por não durarem muito tempo -, o que possibilita fazer um tratamento quase imediato no paciente, no caso de um dente quebrado, por exemplo, quando é possível imprimir uma prótese provisória ou total, que pode ser usada durante seis meses a um ano, até ser feita uma definitiva”. “Depois que se passa pela fase do custo para a aquisição do equipamento, que é um pouco caro, a parte de produção é bastante compensatória”, afirma.

Margonar finaliza mencionando que o “1º Simpósio Internacional de Odontologia Digital de Araraquara” “foi uma oportunidade de os alunos de graduação e de pós-graduação em Odontologia viverem este momento no qual está sendo criada a disciplina voltada à odontologia digital, para a graduação, além de o evento beneficiar todos, visto que foi aberto ao público - não somente aos cirurgiões-dentistas de Araraquara, mas de toda a região e do Brasil”.

Informações sobre o PPG em Ciências Odontológicas da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg ou pelo telefone (16) 3301-7408.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI