202404242128

Notícias

A Engenharia Mecatrônica e a Indústria 4.0

Publicado em: 23/08/2019

Os engenheiros mecatrônicos devem se preparar bastante para atuarem na Indústria 4.0, de acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, Marcelo Wilson Anhesine, que também fala sobre outras áreas de trabalho.

“A Tecnologia da Informação – TI está vindo com tudo - Internet das Coisas, Big Data etc são áreas novas. É preciso, portanto, inovação tecnológica para a formação do novo engenheiro mecatrônico. A Indústria 4.0 implica na quarta Revolução Industrial, ou seja, nos próximos vinte ou 25 anos, será uma realidade em todo o mundo, de modo que serão necessários profissionais habilitados para trabalharem com essa tecnologia disruptiva - comunicação, inteligência artificial, robótica, impressão 3D e outras. A possibilidade de empregabilidade é enorme”, aponta o docente.

Ele menciona que são muitas áreas que demandam grande conhecimento. “Assim, o principal desafio é a atualização dos profissionais que já se formaram e dos futuros, em relação às novas oportunidades que serão geradas pela Indústria 4.0. Na fábrica do futuro, tudo estará interconectado – dispositivos, máquinas, materiais, chips -, e o próprio componente dará o retorno para um sistema ou um aplicativo. Assim, é possível trazer as informações sobre o que está ocorrendo em tempo real. A programação e a TI serão certamente caminhos de mão única”, destaca.

Há empresas dando sinais, segundo Anhesine, de que haverá um grande investimento no setor de automação. “O profissional precisará investir em mais conhecimento para desenvolver produtos específicos. É um momento interessante, visto que, se isso não ocorrer, teremos um déficit de profissionais enorme no futuro”, diz.

A integração entre engenharias também é ressaltada pelo coordenador. “Quem trabalha na montagem de máquinas, equipamentos, robôs etc precisa ter o conhecimento da mecânica, da elétrica, da computação, na questão da programação - criação de aplicativos e aplicações na área de software - e de inteligência artificial, que implica automatizar processos e promover a Interface Homem-Máquina – IHM. É um computador integrado com a execução, ou seja, o que a máquina vai fazer por meio de dispositivos de inteligência que podem ser programados”, explica.

Além da Indústria 4.0, há diversas áreas de atuação do engenheiro mecatrônico, de acordo com o professor, que menciona aquelas que têm a aplicação do gerenciamento da robótica – “setores automotivo, alimentício, aeronáutico, aeroespacial e hospitalar, por exemplo, com a atuação do profissional na manutenção dos equipamentos médicos como de Raio-X ou de cirurgia”. “Também temos as partes de sistemas de defesa do país e de processamento de materiais, além dos setores siderúrgico, petroquímico, químico etc. São áreas bem diferenciadas nas quais o engenheiro pode trabalhar”, finaliza Anesine.

Informações sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI