202403190601

Notícias

Alunos de Publicidade da Uniara conhecem processos de produção de gráfica e de televisão em visitas técnicas

Publicado em: 15/08/2019

Nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, 25 alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara puderam conhecer mais sobre os processos de produção da São Francisco Gráfica e Editora e da emissora de televisão Record Interior, em Ribeirão Preto. A atividade será supervisionada pelo professor Marcos Montenegro Isern.

“Conhecemos o Parque Gráfico, que existe desde 1957 e, hoje, é considerado um dos maiores da América do Sul – está entre as dez maiores nacionais. É responsável pela impressão de todo tipo de material gráfico – livros, apostilas, cadernos, folhetos, catálogos, embalagens etc –, além de ter exclusividade para imprimir gibis de histórias em quadrinho do Maurício de Souza. São cinco títulos: ‘Magali’, ‘Cebolinha’, ‘Mônica’, ‘Cascão’ e ‘Chico Bento’ e cerca de cem mil exemplares por mês”, destaca o docente.

Ele conta que a gráfica também imprime revistas da região, como a “Kappa” e a “Revide”, “e outras que são grandes em termos de circulação, além de todos os tabloides de supermercados, varejo, materiais e apostilas escolares, e livros”. “Fizemos um ‘tour’ no qual acompanhamos desde como os arquivos chegam das agências e dos fornecedores, e como são abertos e avaliados no controle de qualidade, até a pré-impressão e a parte de rodagem. É algo que interessa bastante aos estudantes de criação e que irão trabalhar com produção – conhecimento de papeis, tintas, acabamento etc – até a questão do processo gráfico, que envolve tratamento e número de cores”, explica.

Em seguida, o grupo foi conhecer a emissora de televisão. “A Record de Ribeirão é afiliada de Franca, a matriz da região, onde o sinal de televisão é gerado e abrange as cidades da macrorregião. Em Ribeirão, há um prédio com instalação moderna e estúdios onde são gravados programas jornalísticos. A ideia foi conhecer a estrutura física operacional do local e acompanhar, ao vivo, o ‘Jornal da Record’, transmitido às 19h”, relata Isern.

Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar “a pré-pauta, a preparação dos jornalistas apresentadores e da entrada, a colocação de caracteres e a sequência das pautas”. “Assistimos ao programa desde o início, vendo desde o bastidor, onde fica a editora-chefe e editores que fazem cortes e entradas de reportagens, até o estúdio, onde fazem o jornal ao vivo”, detalha o docente.

Para Isern, “foi uma visita bem interessante na qual os alunos puderam conhecer, do início ao fim, o processo de marketing da área comercial, como são montadas as cotas de patrocínio de projetos especiais de propaganda e mídia, e a parte operacional jornalística”.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliarClique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /