202404181807

Notícias

Docente de Psicologia da Uniara discute questões relacionadas à área a partir de exibição de filme

Publicado em: 15/08/2019

Na última sexta-feira, dia 9 de agosto, o docente do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Alexandre Fachini, abordou diferentes aspectos relacionados à área no evento “Cinema, Conversa e Psicanálise”, a partir da exibição do filme “A Cabana”. A atividade foi realizada na Casa do Médico.

“É um filme adaptado de um livro que fez bastante sucesso, especialmente no Brasil. Acredito que isso seja, em partes, devido ao fato de abordar temas que são muito sensíveis a pessoas em geral, além de mobilizar um conjunto de afetos e reflexões que são importantes e atuais para nossos relacionamentos”, explica o docente.

Ele aponta que, “com isso, tivemos a oportunidade de conversar sobre algumas angústias muito presentes no nosso cotidiano, que merecem ser vividas na sua intensidade, ao invés de convenientemente negligenciarmos isso dentro de nós mesmos”.

Na ocasião, Fachini conta que optou por fazer uma leitura sobre o ressentimento. “Penso que se trata de um tema atual na clínica e também nos nossos cenários político e social, além de ser pouco estudado no campo da psicanálise. Acho que observar o ressentimento do protagonista talvez seja uma maneira mais fácil de começarmos a olhar para nosso próprio ressentimento para, a partir disso, produzirmos uma relação diferente quanto à forma como internalizamos algumas experiências”, diz.

O perdão também foi abordado na atividade. “Nessa linha de compreensão, acaba sendo inevitável tocar nessa questão, como um ato de subjetividade de algo que é produzido, antes de mais nada, pelo e para o próprio sujeito. E o amor foi outro tema que me pareceu muito pertinente, embora tenhamos falado pouco sobre esse assunto”, comenta.

A participação no evento, na visão de Fachini, foi “muito intensa, desde minha preparação para conversar sobre o assunto”. “Sinto que foi uma troca bastante gratificante compartilhar isso com as pessoas presentes, e escutá-las sobre o que sentiram e pensaram a partir do filme. Acredito que foi uma atividade que disponibilizou um acesso sobre a forma da psicanálise de pensar e compreender o ser humano, tanto para leigos quanto para não-leigos. Acho que o evento teve muito a contribuir com o crescimento de cada participante”, finaliza.

A coordenadora do curso de Psicologia da Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado, lembra que estudantes do quarto e quinto anos da graduação estiveram no encontro, “que enriqueceu/ampliou os conhecimentos abordados nas disciplinas do docente”.

Informações sobre o curso de Psicologia da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI