202403281111

Notícias

Psicologia: a carreira além da clínica

Publicado em: 14/08/2019

A psicologia ainda é bastante conhecida como uma carreira clínica, no entanto, esse perfil tem se modificado, de acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara - Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado.

“O profissional tem, cada vez mais, se inserido em ambientes hospitalares ou em outros setores da saúde, e também em organizações, sejam privadas, da esfera pública, ou não-governamentais. Penso que o mercado tem se ampliado bastante, pelo fato de o psicólogo sair das áreas tradicionais. É possível também atuar na área organizacional, na jurídica etc – há um campo muito grande, que tem absorvido, de maneira gradativa, esse profissional”, destaca a docente, que aproveita para sugerir o acesso ao link https://bit.ly/2KzpPFN para a leitura de uma matéria sobre o mercado de trabalho.

Ela aponta que, “hoje, também há psicólogos que atuam como consultores, um setor que tem crescido, tanto na área de recursos humanos e de gestão de pessoas, quanto em outras esferas organizacionais”. “E há aqueles que optam pela carreira acadêmica e fazem pós-graduação – mestrado, doutorado - para seguirem como professores ou pesquisadores”, completa.

A profissão apresenta diversos desafios, na visão de Simoni. “Entre eles, acredito que as grandes transições que ocorreram do século XX para o XXI, no que diz respeito à maneira como têm se dado os laços e relações humanos. O advento das redes sociais e da tecnologia – o celular sempre à mão - nos oferecem um desafio importante na compreensão de como isso tem interferido na construção da personalidade dos indivíduos, nos seus modos de agir e reagir às situações, entendendo como se veem e como veem os outros, e a forma como isso interfere nos relacionamentos”, explica.

Simoni finaliza dizendo que, em relação à “compreensão do indivíduo neste novo contexto, no qual a mídia tem um poder muito significativo e os conhecimentos são compartilhados de forma global, é preciso pensar na própria psicologia como tendo que transformar suas estratégias de atuação e suas formas de abordar os problemas atuais”.

Informações sobre a graduação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI