202403281744

Notícias

Docente do curso de Medicina da Uniara apresenta trabalho na Europa

Publicado em: 03/07/2019

Na última semana, a professora do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Leonor de Castro Monteiro Loffredo, apresentou, no Congresso World Organization of National Colleges Academies – WONCA, em Bratislava, na Eslováquia, o trabalho “Climatic Variations Associated With Dengue Occurrence”. O estudo, que contou com sua orientação, foi desenvolvido pelos alunos da graduação – atualmente cursando o Internato -, Bruno Segantini, Christian Maurêncio, Fabiano S. Galego, João Ramalho Borges e Tarsis Benevides, juntamente com o docente do curso da Uniara, Walter Manso Figueiredo, e Rodolpho Telarolli Júnior, da Unesp.

Sobre a pesquisa apresentada, ela explica que “fatores inerentes ao clima influenciam a proliferação de vetores, pois encontrou-se uma relação positiva de temperatura e de pluviosidade com a transmissão da dengue”. “Além desse fato, o mosquito transmissor encontrou condições favoráveis para completar seu ciclo, provavelmente pela ação do homem ao descartar objetos como embalagens, pneus e materiais descartáveis. A ocorrência dos vetores aumenta durante todo o ano, sendo mais acentuada em estação chuvosa e quente”., completa.

Ela orienta que “a sociedade deve se organizar para evitar essa ocorrência, ao lado das ações de controle da vigilância epidemiológica realizada pelo poder público”. “No cenário de maior temperatura e índice pluviométrico se encontram as condições necessárias para a ocorrência da dengue e outras doenças causadas pelo ‘Aedes Aegypti’”, ressalta.

De acordo com Leonor, o WONCA “é uma organização voltada à divulgação de informações de pesquisas na área médica, com ênfase nos aspectos das ciências básicas, saúde pública e assistência primária à saúde”. “No encontro europeu deste ano estiveram presentes pesquisadores e médicos de família de todo o mundo, buscando melhorar as condições de saúde dos respectivos países. E esse foi o local ideal para a divulgação das pesquisas realizadas por esse grupo de estudantes da Uniara”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI