202404161314

Notícias

Medicina Veterinária da Uniara inaugura sua clínica-escola nesta terça, dia 2

Publicado em: 02/07/2019

Nesta terça-feira, dia 2 de julho, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara inaugurou sua clínica-escola. O primeiro dia de atividades contou com vários atendimentos à população. O espaço, localizado na avenida Dom Pedro II, 827, esquina com a rua Itália (rua 7), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para a coordenadora da graduação, Carolina Togneri de Souza, a representatividade da abertura da clínica para atendimento ao público é muito grande. “É um marco muito importante, pois os alunos terão a experiência do cotidiano e da rotina de uma clínica, aprenderão realmente como funciona, as dificuldades, as adversidades e, é claro, as disciplinas relevantes para o aprendizado pedagógico básico para um excelente médico veterinário”.

De acordo com ela, o espaço é também uma forma de extensão à comunidade. “A população faz parte disso tudo. Oferecemos a ela um serviço de baixo custo, porque somos uma clínica-escola e, concomitantemente, estamos colaborando para o aprendizado e para a formação de excelentes profissionais”, relata.

Carolina reforça que “faremos os atendimentos clínicos básicos e cirurgias básicas, porque não queremos interferir na logística e nos atendimentos das clínicas veterinárias especialistas, tanto de Araraquara quanto da região, muito pelo contrário, nós viemos para somar e agregar”. “Os trabalhos voltados para a especialização - patologias de especialistas -, nós indicamos as clínicas parceiras. Os serviços prestados em nosso espaço irão focar a parte pedagógica dos nossos alunos da graduação”, afirma.

Um dos primeiros atendimentos da clínica-escola foi o Raj, um chow-chow bem simpático, que foi acompanhado de sua tutora, Rita de Cássia Pirre. “A clínica está começando a atender hoje e foi uma benção para mim, porque há vários dias estou buscando um tratamento para o meu cãozinho. E esse será de baixo custo. Acho que isso irá ajudar muito a população. Eu adorei o atendimento. Os profissionais foram ótimos. Estão de parabéns”, comenta.

O aluno do segundo ano do curso, do período noturno, Tulio Augusto Sartorelli, conta que no espaço poderão vivenciar a rotina de uma clínica. “Aqui iremos trabalhar a parte teórica, mas também iremos vivenciar a prática do ambiente clínico. Isso é muito importante. Sem contar que, durante a vivência na clínica, conseguiremos ter uma visão que, às vezes, nos livros está mais restrita. Além de ser uma forma de extensão à comunidade, na qual não ficamos restringidos apenas ao ambiente acadêmico, mas nos colocamos à serviço da população”, orgulha-se.

O docente da graduação e médico veterinário, André Luiz Baptista Galvão, conta que “a partir do momento em que o aluno tem essa oportunidade do acompanhamento dos casos clínicos, ele se aproxima muito da vida prática da profissão e da rotina aplicada a medicina veterinária, nesse caso, especificamente, da clínica de pequenos animais”.

“A nossa clínica também está aberta para os casos de emergência e clínicos cirúrgicos, pois temos um centro cirúrgico equipado, o que torna possível a realização de cirurgias. E isso é de grande importância para o aprendizado do aluno diante das diferenças que ocorrem no atendimento de qualquer rotina hospitalar ou de clínica”, explica Galvão.

O docente aponta que “os alunos não ficarão restritos apenas ao atendimento clínico, tem um aspecto interpessoal”. “E, nesse aspecto, não somente no fato da humanização dos animais perante os tutores, mas também vale destacar a importância do exercício da cidadania. O graduando aprende a ter uma desenvoltura no caso do atendimento e um acolhimento e entendimento da postura do tutor dos animais. Essa é uma formação importante para o futuro médico veterinário”, finaliza.

Para receber o atendimento na “Clínica Veterinária Uniara” não é preciso fazer agendamento antecipado. O cadastro será efetuado mediante a apresentação dos documentos do tutor e do animal. Serão atendidos somente animais domésticos – cães, gatos, pets etc. As taxas cobradas para atendimento, exames laboratoriais e procedimentos clínicos, de acordo com a coordenadora, “serão de custo diferenciado, por ser uma clínica-escola”.

Mais informações da clínica podem ser obtidas pelo telefone (16) 3333-7676. Detalhes sobre o curso de Medicina Veterinária da universidade estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/veterinaria ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI