202403282059

Notícias

Grupo de professores e alunos da Uniara participam da IX Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais

Publicado em: 19/06/2019

Um grupo de professores e alunos da Universidade de Araraquara – Uniara participou da “IX Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais”, promovida pela Faculdade de Engenharia Agrícola - Feagri, da Unicamp. O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de junho, em Campinas.

“É uma jornada que alternamos com o ‘Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais’ da Uniara - um ano lá e outro aqui. O tema principal foi ‘Democracia e Desenvolvimento Rural no Brasil e na América Latina’. Levamos dezesseis integrantes, e foi o maior grupo da Jornada, sendo que somos de uma instituição particular. É bom quando podemos estar juntos e apresentar e divulgar o nome da Uniara, é importantíssimo para nós”, comenta a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA e do Núcleo de Pesquisas em Documentação Rural – NUPEDOR da Uniara, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, que coordenou a mesa-redonda “O acesso à terra no Brasil e suas novas regulamentações”.

A atividade, de acordo com ela, contou com o coordenador geral do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, Gilmar Mauro. “Ele fez um levantamento de como a concentração fundiária aumenta, reduzindo a instalação de assentamentos, de modo que o acesso à terra está mais difícil. Foi uma mesa que terminou com uma mística do MST – uma pessoa leu uma poesia maravilhosa, muito bonita e emocionante”, relata.

Vera menciona também que alunos do PPG-DTMA participaram de diferentes Grupos de Trabalho – GTs, e que foram apresentados estudos do NUPEDOR, e do mestrado e do doutorado do Programa. “Além disso, o professor Henrique Carmona Duval coordenou a sessão organizada ‘É Hora de Balanço: No quê e Em quê as Jornadas de Estudos em Assentamentos colaboraram no Avanço dos Debates Rurais?’, realizada entre as mesas-redondas e as apresentações de trabalhos”, completa.

Outro destaque dado pela coordenadora é que, na Jornada, foi montada uma feira de produtores rurais e indígenas. “Havia muitas coisas interessantes, como trocas de sementes e ervas medicinais, o lançamento de livros – falamos da nossa revista ‘Retratos de Assentamentos’ -, artesanato familiar quilombola e indígena etc. Era uma feira voltada ao que significa sustentabilidade nos terrenos da vida”, diz.

O doutorando do PPG-DTMA, Cesar Giordano, reforça que o grupo da Uniara apresentou resultados de pesquisas que estão sendo desenvolvidas, tanto como Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs de Biologia e Engenharia Agronômica, quanto dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de pesquisas desenvolvidas pelo NUPEDOR. “Os debates, no encontro, abordaram assuntos que o grupo vem estudando. Para nós, alunos, é fundamental a participação nesses congressos, pois nós nos atualizamos e conhecemos o que vem sendo realizado no Brasil”, aponta.

Os GTs “foram divididos por grandes temas e, assim, fazemos um intercâmbio entre alunos, pesquisadores, professores e gestores do poder público”. “É uma troca de conhecimentos daquela temática específica entre as pesquisas realizadas em todo o país, e a integração é muito interessante, principalmente para os alunos de iniciação científica, que estão começando a participar desse tipo de evento”. “Eles têm a oportunidade de novas experiências, além daquelas que estão estudando, e até mesmo ver, com outros olhos, o que desenvolvem. Acredito que isso seja fundamental na vida acadêmica”, diz Giordano.

Vera ressalta que “foi bastante importante para o grupo participar das discussões e mostrar que essas questões rurais estão sendo pesquisadas na Uniara”. “Nosso mestrado e doutorado foram bastante citados. Fico muito feliz com isso. Nossos alunos voltaram revigorados”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA e o NUPEDOR da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7126.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI