202403291217

Notícias

XI Fórum de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Uniara atinge objetivos e tem saldo bastante positivo

Publicado em: 11/06/2019

O “XI Fórum de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA, pelo Centro de Estudos Ambientais – CEAM e pelo Núcleo de Pesquisas em Documentação Rural – NUPEDOR da Universidade de Araraquara – Uniara, atingiu seus objetivos e teve saldo bastante positivo, de acordo com um dos organizadores do evento, Guilherme Rossi Gorni. O encontro foi realizado na última sexta-feira, dia 7 de junho, na unidade I da instituição.

“Consideramos que o Fórum foi um sucesso. Tivemos cerca de noventa inscritos, contando alunos do PPG-DTMA e de outras instituições como UFSCar e o Instituto Federal. Foram 48 trabalhos aceitos, o que superou nossas expectativas, visto que foram diversos painéis para serem avaliados em um evento realizado em um dia”, ressalta Gorni.

Ele comenta que os temas propostos “foram abordados de uma maneira bem profunda e com propriedade, pelos pesquisadores convidados”. “Merece destaque a palestra de abertura, ‘Saneamento Ambiental: Uma Abordagem Energeticamente Sustentável’, ministrada pelo professor da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP, Eugênio Foresti. É um dos maiores especialistas do estado em saneamento, com um currículo muito grande”, diz o docente.

O público também gostou bastante da mesa-redonda “Saneamento Ambiental e as Fronteiras do Conhecimento”, segundo Gorni. “Foi um debate bastante aprofundado com quatro pesquisadores, sendo dois também da EESC/USP, um da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e um da POLI/USP. O mediador foi o nosso professor do PPG-DTMA, Marcus Cesar Avezum Alves de Castro, que também é ‘filho’ da EESC”, relata.

Na atividade, “o saneamento foi abordado em suas quatro esferas principais: gestão de resíduos, águas pluviais, tratamento de esgoto e políticas públicas”. “Pelo retorno que tivemos dos participantes, eles se demonstraram bastante satisfeitos com o Fórum”, finaliza Gorni.

Mais informações sobre o “XI Fórum de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente” podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/forumdtma ou pelo telefone (16) 3301-7126.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI