202404232205

Notícias

Biologia da Uniara recebe alunos de ensino médio pelo projeto Parceiros da Escola

Publicado em: 07/06/2019

Nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de junho, o curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara recebeu, respectivamente, alunos da Escola Estadual Professor Victor Lacorte e da Escola Estadual Professor Oacyr Antonio Ellero, por meio do projeto “Parceiros da Escola”.

“No dia 6, foram quase cem alunos. No Laboratório de Biologia, apresentamos zoologia, já que temos um acervo rico e o pessoal gosta muito. Já no Laboratório de Química, trabalhamos com bioquímica, com a abordagem da digestão e da osmose. Fizemos algumas reações coloridas, que chamaram a atenção da turma. Os alunos também acompanharam atividades relacionadas a microbiologia no Laboratório de Microbiologia, na unidade II da Uniara, com o professor Adilson César Abreu Bernardi”, relata a coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela conta que, nesta sexta, dia 7, o curso recebeu quase 120 alunos. “Também trabalhamos a zoologia e a bioquímica, e eles também acompanharam conteúdos sobre botânica e anatomia, no Laboratório de Anatomia, onde foi abordado o sistema digestório”, detalha.

Para os alunos da graduação de Biologia, segundo a docente, “as atividades são interessantes, já que estudam os conteúdos que irão ministrar para os estudantes das escolas”. “É uma experiência na qual ganham em desenvoltura quando conversam com o público”, diz.

O primeiranista Matheus Heiderich Moreno participou das atividades nos dois dias de visitas das escolas. “Falei sobre a alimentação de mamíferos e gostei muito da receptividade do público. Além disso, conversei com os alunos veteranos do curso, que explicaram conteúdos que eu ainda não tinha conhecimento. Também aprendi outras coisas com a turma que estava comigo, ministrando as palestras”, comenta.

João Vitor Zaccaro Valala, também do primeiro ano da graduação, gostou da experiência. “Foi muito bom porque, antes de entrar na graduação, ainda no colegial, eu já havia visitado os laboratórios. Gostei do curso e decidi fazê-lo porque me interessei muito pelo conteúdo. Agora, eu é que apresento a graduação aos alunos das escolas de ensino médio. Gosto de interagir com as pessoas”, entusiasma-se.

Na próxima quinta-feira, dia 13, os estudantes da Escola Estadual Dr. Alberto Alves Rollo, de Américo Brasiliense, visitarão a Uniara, também por meio do “Parceiros da Escola”. “Eles acompanharão zoologia e microscopia”, revela Teresa.

 

Parceiros da Escola

“É uma atividade gratuita que fazemos a pedido dos professores de Biologia de escolas de ensino médio que, muitas vezes, têm vontade de trabalhar algum assunto, mas a instituição onde lecionam não tem infraestrutura para desenvolvê-lo. Assim, entramos para fazer esse auxílio”, explica a coordenadora.

As escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com Teresa pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116. “Os agendamentos continuam até o final de junho. Após a data, o projeto volta a agendar as atividades em agosto”, finaliza.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI