202404191447

Notícias

Professora e alunas da Uniara apresentam trabalhos em congresso na área de mutagênese

Publicado em: 31/05/2019

A professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM e do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Flávia Aparecida Resende Nogueira, e a estudante da graduação e a mestranda do Programa, Vanessa Magorpo e Pietra Stefany da Silva Gomes, respectivamente, apresentarão trabalhos no “XIV Congresso da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental”, que será realizado entre os dias 3 e 6 de junho, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Flávia é a orientadora de ambas as alunas.

“É um congresso centrado nas áreas de toxicologia genética, antimutagênese e anticarcinogênese, e teratogênese, dentre outras, que visa a desenvolver, integrar, divulgar e promover a pesquisa. O evento nos dará a oportunidade de uma atualização científica, além de contribuir para a formação das novas pesquisadoras que irão comigo, Pietra e Vanessa”, alegra-se Flávia.

Ela, que apresentará o estudo “Assessment of mutagenicity of novel anti-tubercular copper (II) complexes cointaining isso niazid-based ligands”, explica que os três trabalhos “estão relacionados à avaliação mutagênica e citotóxica de complexos metálicos produzidos por outros pesquisadores do PPGB-MRQM”. “A busca do nosso Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA, na área de Mutagênese, é selecionar promissoras moléculas, cada vez mais específicas e com menos impactos sobre as células normais, o que garante a segurança de uso pela população”, esclarece.

Já Vanessa, bolsista do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec, apresentará o trabalho “Genotoxicological safety assessement of a Zinc complex with biologically active ligand”. “Foi uma avalição de um complexo de zinco que fizemos e, para isso, precisamos testar sua mutagenicidade. Quando esse composto cai no organismo, pode induzir uma mutação no nosso DNA, como causar câncer, por exemplo? Concluímos que não foi toxicológico/mutagênico, de modo que pode se tornar um promissor composto farmacológico. Também fazemos um teste com uma fração de fígado de rato denominada ‘S9’, na qual simulamos uma metabolização. Também não induziu mutação”, destaca.

O trabalho de Pietra Stefany da Silva Gomes é intitulado “A Silver complex with biologically active ligand: Mutagenicity and Cytotoxicity studies”. “O objetivo da pesquisa foi avaliar os efeitos mutagênicos e citotóxicos do complexo Ag com ligante bioativo derivado de Sulfonamida denominado Ag-SFD, devido ao seu potencial como composto líder para o desenvolvimento de novos fármacos. Em testes de citotoxicidade, o complexo Ag-SFD demonstrou resultados satisfatórios, sugerindo um novo potencial agente quimioterápico. Além disso, a ausência de efeito mutagênico por esse complexo metálico contra cepas bacterianas de S. typhimurium, no teste de Ames, é altamente relevante, e é um passo positivo no sentido de garantir seu uso seguro na medicina. No entanto, investigações adicionais que explorem mecanismos de mutagênese e citotoxicidade devem ser conduzidas”, ressalta.

Para Pietra, “apresentar o estudo em um congresso internacional é gratificante, além de ser importante compartilhar nossos resultados com outros pesquisadores e divulgar nossa linha de pesquisa”. “Sou imensamente grata ao PPGB-MRQM da Uniara e à professora Flávia, por todas as oportunidades que nos proporcionam, auxiliando sempre em nosso crescimento pessoal e profissional”, declara.

Flávia não esconde sua alegria enquanto orientadora das alunas. “É emocionante e uma satisfação ser pesquisadora e impulsionar os alunos, fazendo-os acreditar que podem ir longe, desde que tenham o desejo de pesquisar, ler, estudar e se dedicar na pesquisa científica”, entusiasma-se.

A coordenadora do curso de Farmácia da Uniara, Thalita Pedroni Formariz Pilon, sente “muito orgulho dos docentes e dos alunos da graduação”. “Gostaria de parabenizar, em especial, a professora Flávia e a aluna Vanessa, pela dedicação”, finaliza.

Informações sobre o curso de Farmácia e sobre o PPGB-MRQM da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes
sobre o “XIV Congresso da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental” estão disponíveis no site www.congressomutagen.org.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI