202404251942

Notícias

Professora de Design Digital da Uniara ministra palestra sobre open design e a cultura maker

Publicado em: 29/05/2019

A professora do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Adeline Gil, ministrará a palestra “Open design e a cultura maker” nesta quinta-feira, dia 30 de maio, das 9h40 às 11h30, durante a “IV Semana da Informática” do Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Campus Araraquara.

“Minha participação se encaixa no sentido de ampliar a visão sobre o open source - fonte aberta ou código aberto. No open design - design aberto -, as premissas são basicamente as mesmas. Há pelo menos três décadas, a questão deixou de ser ‘como projetar para atender pessoas’ e passou também a ser ‘como possibilitar que as pessoas projetem seus próprios sistemas’”, explica a docente.

Ela conta que irá apresentar “um mapeamento de condições contemporâneas que influenciam os modos de projetar, sejam em termos práticos, sejam em termos estruturais, sempre atrelados - práticas que dão forma às estruturas; estruturas que condicionam práticas”. “Vou enfatizar o surgimento de estruturas de criação, produção e distribuição, e não apenas de produtos de design, mas, principalmente, de conhecimento”, esclarece.

A questão da abertura no processo de design, de acordo com Adeline, pode ser entendida a partir de conceitos existentes, como codesign, cocriação, open innovation e open source innovation. “Atualmente há uma diversidade de movimentos que exploram o fazer – making - como parte fundamental dos métodos e das ferramentas que capacitam especialistas e não especialistas a cocriarem. É preciso conhecer algumas práticas e estruturas que estão tomando forma no Brasil e que estão dando condições para a emergência de novas formas de projetar”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI