202403290458

Notícias

Alunos de Publicidade da Uniara ganham ouro no Festin

Publicado em: 21/05/2019

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Ricardo Patrick Ferreira, Letícia Marques e Gabriel Souza, ficaram com o ouro no Festival Universitário de Propaganda do Interior - Festin, que teve como tema “Doação de Sangue”. A premiação foi realizada no último sábado, dia 18 de maio, em Ribeirão Preto. A campanha do grupo intitulada “Sangue Bom de Verdade”, pode ser conferida no link https://bit.ly/2wcmVP3.

“Sou ator e, ao longo de minhas experiências, vivi vários personagens. Uma delas era Jorge, um corintiano bem escrachado e engraçado, que falava gírias e cantava rap. Então, roteirizei uma ideia que se inspirou nele e criei o Sangue Bom e, a partir disso, escrevi uma letra de rap em que Sangue Bom fala sobre a doação de sangue, passando todas as informações destacadas no briefing desenvolvido pelo cliente”, detalha Ferreira.

Ele conta que a campanha “ficou com um aspecto cômico, descolado e jovial, e a mistura desses conceitos acabou agradando o cliente e o corpo de jurados”.

O maior desafio do trabalho, na visão de Letícia, foi “falar com um público que nunca doou sangue e deixar tudo com uma linguagem mais jovem”. “A interação entre o grupo foi muito boa, com todos em sintonia e seguindo a mesma linha de pensamento e direção”, garante.

Souza reforça a opinião de Letícia dizendo que “não é só um grupo para o Festin, pois também temos uma boa amizade entre nós e, por esse motivo, a interação foi muito clara e fluida durante a produção”.

No entanto, para ele, “a concepção de um conceito que se encaixasse com as necessidades passadas no regulamento e que, ao mesmo tempo, fosse o mais original possível”, foi o maior desafio no desenvolvimento da campanha. “Para mim, a parte mais trabalhosa foi a gravação e a edição do vídeo, sempre buscando encaixar tudo da melhor forma possível. Edição é sempre trabalhosa, mas recompensadora. Tentei me atentar a transições e cortes interessantes, e a apresentar a ideia de forma clara”, relembra.

Receber mais um prêmio, no caso de Ferreira, “é fantástico, ainda mais um ouro no FestIn, o único festival da Associação de Profissionais de Propaganda Ribeirão Preto – APP Ribeirão que eu ainda não tinha recebido um prêmio”. “O mais interessante será a veiculação da campanha, que será inteiramente recriada por profissionais da área e veiculada por tempo indeterminado, um ótimo reconhecimento para nós, futuros publicitários, além de isso colaborar com nosso portfolio pessoal”, destaca.

A emoção é sempre boa, de acordo com Letícia. “É muito gratificante saber que um trabalho ao qual você se dedicou foi reconhecido”, diz.

Souza descreve seu sentimento como “um misto de realização e felicidade pela vitória, e um alívio da tensão, logo depois do anuncio do vencedor”. “Durante a viagem de volta a sensação de missão cumprida era reconfortante”, comenta.

A campanha foi orientada pelo professor Gleidson Gouvêa da Silva. “O Festin completou dezoito anos, e foi um ano de muito aprendizado. O dia foi repleto de palestras e oficinas, e nossos alunos já conquistaram, logo de cara, uma oficina de criação publicitária e ganharam, cada um, um livro de fotografia. Já era uma premonição”, diverte-se o docente.

Ele relata que, após as palestras da tarde, foi a vez da premiação e “a revelação do primeiro lugar”. “É um grupo empenhado e criativo que facilitou muito todo o processo de mentoria. O evento deste ano tinha como tema a doação de sangue para o hemocentro de Ribeirão Preto, e eles precisavam ‘falar’ com o público que iria doar pela primeira vez. Desenvolveram duas campanhas, uma séria e outra divertida, e conseguiram colocar as duas no shortlist. E sobre trazer o ouro para casa: fazer parte, como docente, com alunos assim, só facilita minha etapa”, declara.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Eduarda Escila Ferreira Lopes, comenta que Ferreira, Letícia e Souza são alunos extremamente dedicados. “Quando se propuseram a participar do Festin, realmente se empenharam e leram o briefing para fazerem o melhor possível, e tudo isso, sob orientação do professor Gleidson, acabou tendo esse resultado. Nada mais justo do que recebermos esse prêmio, em virtude da dedicação deles, a quem sou muito grata”, finaliza.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI