202404181541

Notícias

Alunos de Gastronomia da Uniara assistem a palestra sobre o nascimento do restaurante

Publicado em: 14/05/2019

O nascimento do restaurante foi o tema da palestra ministrada por Marcos de Jesus Nogueira nesta segunda-feira, dia 13 de maio. A atividade, promovida pelo curso de Gastronomia da Universidade de Araraquara – Uniara, foi realizada na unidade I da instituição.

“Abordei como e por que apareceram os restaurantes. As pessoas nunca imaginavam, no começo da civilização, que comeriam fora de casa. No entanto, em determinado momento, isso passou a ser interessante em viagens, por exemplo, quando procuravam um lugar para se alimentarem”, contextualiza o convidado.

Ele menciona que, na França, “que é referência em gastronomia, isso começou um pouco antes da Revolução Francesa, por meio de serviços que ofereciam pratos leves e de cardápio”. “Até então, havia tabernas, nas quais as pessoas comiam alimentos ruins, quando começou-se a servir algo diferenciado, elitizado. Com isso, foram aparecendo, no final do século XVIII, outros restaurantes e, no século seguinte, houve um crescimento muito grande do número de estabelecimentos”, conta Nogueira.

O mais interessante da história, em sua opinião, foi o fato de que “a gastronomia francesa, antigamente, era muito pesada, quando um investidor teve a ideia de fazer comida leve”. “Ele criou um sistema em que o indivíduo ia e comia algo leve, e saía satisfeito, sendo que gastava um preço pequeno, perto de outros serviços. Foi o ponto principal”, finaliza.

Informação sobre o curso de Gastronomia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI