202403290452

Notícias

Alunos de escola estadual acompanham atividades sobre reciclagem de papel e ciclo da água, na Uniara

Publicado em: 10/05/2019

Alunos da Escola Estadual - E.E. Prof. Urias Braga Costa visitaram a Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do projeto “Parceiros da Escola”, do curso de Biologia da instituição. A atividade, realizada nesta quinta-feira, dia 9 de maio, também fez parte do projeto “Ciência na Escola”, outra iniciativa que está em andamento na universidade.

“Foi-nos pedido que trabalhássemos a reciclagem de papel, tema escolhido na disciplina ‘Eletiva’ da escola. Assim, a turma foi dividida em duas, e metade foi para a oficina de reciclagem, onde mostramos toda a técnica do processo e sua importância, enquanto a outra assistiu a uma palestra sobre o ciclo da água no Laboratório de Química. Depois os grupos se alternaram nas atividades”, relata a coordenadora da graduação de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela conta que uma das organizadoras do “Ciência na Escola”, a professora Eliane Trovatti, entrou em contato “para saber se gostaríamos de trabalhar a questão da reciclagem, e prontamente aceitamos”. “Foi uma atividade extremamente importante para os estudantes de licenciatura de Biologia, já que é uma boa prática para eles, além de ter sido um prazer receber os alunos da escola e transmitir alguns conhecimentos. É papel da universidade desenvolver esse tipo de iniciativa, que é um projeto de extensão”, ressalta.

Eliane, por sua vez, menciona que a E.E. é de ensino integral e desenvolve diferentes projetos. “Assim, houve uma oportunidade de colaboração entre a Uniara, por meio do projeto ‘Ciência na Escola’, e essa escola, que foi uma das primeiras a manifestar interesse em participar da nossa feira, no final do ano”, explica.

A ideia do projeto, de acordo com a docente, “é levar informações básicas como as que Teresa mostrou e ver o que os alunos desenvolverão na escola, como, por exemplo, uma mostra de ciência, para poderem apresentá-la também no ‘Ciência na Escola’, em outubro”.

 

“Parceiros da Escola” e “Ciência na Escola”

No projeto “Parceiros da Escola”, a graduação de Biologia da Uniara oferece a escolas de ensino médio, palestras e atividades práticas gratuitas voltadas à área, elaboradas por estudantes do curso. Conforme a demanda dos professores, que escolhem o tema, os graduandos desenvolvem trabalhos e os apresentam, tanto nas instituições que fazem a solicitação quanto na Uniara, por meio de visitas à universidade.

As escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com Teresa pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Já o “Ciência na Escola” consiste em uma feira de ciências com a participação de estudantes e professores de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental II, médio e técnico da cidade e da região. O evento será realizado no dia 18 de outubro de 2019, no Centro de Eventos de Araraquara e Região - CEAR.

“Nosso objetivo é fazer uma feira de ciências, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Esperamos mobilizar não só a universidade e as escolas, mas também empresários de Araraquara e região, pois podem participar dessa feira por meio de mostras científicas, com possibilidade de apresentarem o escopo do que cada uma dessas empresas faz. Assim, será bastante ilustrativo para quem visitar o evento, para não somente ter a concepção científica, mas também para conhecer melhor como cada uma dessas áreas contribui com a nossa sociedade”, explica outro organizador da feira, André Capaldo Amaral.

Os representantes pedagógicos das instituições de ensino deve manifestar interesse de participação por meio do endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola. “Os coordenadores das escolas públicas e particulares deverão preencher esse formulário para que tenhamos uma noção melhor da quantidade de trabalhos, e quais deles contarão com uma assessoria técnico-científica da Uniara. Após esse levantamento, começaremos toda a movimentação para envolver os docentes, coordenadores e alunos de graduação e pós-graduação da universidade na assistência ao desenvolvimento desses projetos”, finaliza o docente.

Mais detalhes sobre o “Ciência na Escola” podem ser obtidos pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI