202404200628

Notícias

Aluna de Biomedicina da Uniara apresenta trabalho em congresso latino-americano

Publicado em: 10/05/2019

A estudante do terceiro ano do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Alves de Oliveira, apresentou seu trabalho de iniciação científica, desenvolvido juntamente com a aluna do quarto ano da graduação, Lilian Fernandes da Rocha, no “I Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório”, que agregou o “XIII Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina” e o “IV Congresso Catarinense de Biomedicina”. Os eventos foram realizados entre os dias 1º e 4 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina.

Bruna fez a explanação do estudo, intitulado “Proposta para a padronização de meios de cultura para a indução da formação de biofilme e qualificação de sua massa e matriz extracelular em diferentes cepas”, no dia 2. “Escolhemos algumas cepas bacterianas – são tipos de bactérias - em diferentes meios de cultura para saber se influenciam ou não na formação do biofilme da matriz extracelular. O biofilme, basicamente, é um tipo de organização da bactéria com o que ela produz, que são polissacarídeos extracelulares”, esclarece a terceiranista.

Ela conta que, para o projeto, foram utilizadas três tipos de cepas e quatro tipos de meios de cultura diferentes “para vermos qual seria o melhor para a bactéria, no seu crescimento”. “Como conclusão, para aquelas que utilizamos no experimento, qualquer meio de cultura serve, ou seja, terão uma boa formação de biofilme e matriz extracelular”, explica.

Esse foi seu primeiro trabalho apresentado em um congresso. “Foi uma experiência maravilhosa, pois foi um evento de grande magnitude, com a presença de cerca de duas mil pessoas. Eu já sentia muito orgulho por ter escolhido a carreira de biomédica para a minha vida e fazer pesquisa, e foi incrível ver duas mil pessoas lutando por um bem maior, que é a saúde”, declara Bruna.

O trabalho foi orientado pelo professor Adilson César Abreu Bernardi e coorientado pela docente Patrícia Sigilló Mazzoni Bernardi. “A Bruna e a Lilian desenvolveram uma técnica para detectar quais os melhores meios de cultivo para a formação de biofilme, e Bruna teve a oportunidade de ir a um congresso latino-americano de biomedicina. Isso é importante para que esteja cada vez mais inserida na pesquisa e na ciência, e para que divida conhecimentos com profissionais da área, além de conhecer mais sobre o mundo científico”, finaliza Adilson.

Informações sobre a graduação de Biomedicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI