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A responsabilidade e a importância do profissional do marketing

Publicado em: 07/05/2019

Nesta quarta-feira, dia 8 de maio, é comemorado o Dia do Profissional de Marketing, “o responsável por toda a comunicação da empresa com os clientes, funcionários e suas famílias, enfim, por cuidar do relacionamento com todas as partes interessadas”, de acordo com o professor do curso de Administração da Universidade de Araraquara – Uniara, Gustavo Marques.

“É ele que ‘desenha’ o todo para que o cliente saiba que está falando com uma empresa séria. Dentro dessa comunicação, pode estar o endomarketing – campanhas de marketing internas -, por exemplo, e também funções mais tradicionais em geral, como a criação de panfletos e anúncios no rádio. Mas é muito além disso”, ressalta o docente.

Ele conta que o endomarketing está em alta atualmente. “É uma ‘evolução’ do quadro de avisos. Hoje, tem-se discutido muito a questão de como se fazer um padrão de comunicação com os funcionários, para facilitar o entendimento do que a empresa deseja e, com o advento da internet, essa padronização tem crescido. Há a profissionalização do perfil de rede social da companhia, e a demanda de profissionais de marketing tem sido grande para essa melhor gestão de redes sociais”, aponta.

As empresas, segundo Marques, estão percebendo que precisam ser mais profissionais nesse meio, e os cuidados na comunicação implicam em “evitar erros de português, ter linha de raciocínio clara e condizente com o que a empresa está fazendo no rádio, por exemplo, ou no Facebook, Instagram, Whatsapp e na Central de Atendimento”. “Essa unicidade na comunicação tem sido uma das maiores demandas de profissionais do marketing”, reforça.

Outro nicho que tem ganhado força, em sua visão, vem ainda com as redes sociais: é o marketing de conteúdo. “Eu, por exemplo, lido com um cliente que trabalha com embalagem de papel e, assim, tentamos trabalhar a sustentabilidade. Precisamos usar embalagem de material feito de papel reciclável, com matéria-prima retornável, ao invés de usar uma sacola plástica. Abordamos a ação e a comunicação institucionais, o consumo de água e até temas que não têm diretamente a ver com esse cliente, ou seja, investe-se bastante no marketing de conteúdo. Inclusive os profissionais de saúde têm feito muito isso”, diz.

Como dica para quem quer atuar na área, o professor sugere estar atualizado. “O marketing tradicional não deixou de existir, é ainda muito consumido – rádio, panfleto, jornal impresso etc –, mas o profissional precisa entender que é necessário ‘conversar’ com os novos modelos, metodologias e formas de comunicação. Ao mesmo tempo, tem que fazer com que tudo isso se conecte. Também é preciso entender o hábito e a demanda do cliente, e suas conexões com a empresa”, explica.

Nunca foi tão necessário um profissional de marketing, na opinião de Marques. “É uma das profissões do futuro, apesar de algumas pessoas mencionarem que a carreira está se ‘canibalizando’ e que a profissão está sendo desvalorizada. Todos acham que podem ser profissionais da área, em tempos de rede social, quando fazem uma arte de divulgação, e isso é meia verdade. É preciso se reinventar e fazer algo diferente, e se dedicar mais ao perfil do cliente”, finaliza.

Informações sobre o curso de Administração da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

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