202404191822

Notícias

Cursos da Uniara participam da SIPATMA da empresa Heineken

Publicado em: 03/05/2019

Os cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Nutrição da Universidade de Araraquara - Uniara participarão da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente – SIPATMA da empresa Heineken. Estudantes e docentes das graduações atuarão na próxima terça-feira, dia 7 de maio, das 7h às 11h e das 13h às 15h, na companhia.

“A proposta surgiu por intermédio do Departamento de Marketing da Uniara, com o objetivo de dar atenção aos funcionários da empresa. A Fisioterapia abordará a saúde do trabalhador, com a professora Aline Mendonça Turci, que dará orientações sobre questões posturais e de manejo de carga. Levaremos uma coluna vertebral artificial para mostrar o risco de se desenvolver hérnia de disco decorrente da postura ou do manejo de carga inadequados, e outras atividades relacionadas a sobrecarga”, conta o coordenador da graduação de Fisioterapia, Carlos Roberto Grazziano.

Além disso, o professor Luis Gustavo Pozzi dará atenção em relação ao engasgamento, de acordo com ele. “Se uma pessoa tiver o problema, com fechamento de traqueia, pode morrer. A ideia, portanto, é ensinar como devem ser feitos os primeiros socorros com uma pessoa que se engasgue”, diz Grazziano.

Já a professora Christiane Lanatovitz Prado Medeiros “fará um trabalho sobre a ação do álcool no sistema nervoso central”. “Levaremos um cérebro artificial para que vejam onde o álcool irá atuar, o que, consequentemente, pode levar às diminuições de reflexo, equilíbrio e orientação espacial, de modo que os presentes percebam que isso pode gerar consequências muito graves, principalmente quando estão conduzindo veículos automotores”, alerta o coordenador.

A coordenadora do curso de Nutrição, Ana Carolina Carneiro, revela que os estudantes da graduação farão o cálculo de Índice de Massa Corporal – IMC e darão orientações alimentares para os interessados. “A intenção é abordar a educação nutricional, que abrange a alimentação saudável de uma maneira geral. E a partir da medida do IMC, classificaremos cada caso para ver se os indivíduos estão dentro ou acima do peso ideal e, assim, daremos as orientações necessárias”, detalha.

A graduação de Biomedicina, com o professor Adilson César Abreu Bernardi, abordará as Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs. O coordenador do curso, Orivaldo Pereira Ramos, lembra que elas não se resumem somente à AIDS. “Tivemos, por exemplo, um grande aumento do número de sífilis, então, a ideia é falar sobre o assunto de maneira geral. Vamos explanar sobre os principais cuidados para evitá-las, e daremos outras orientações importantes”, finaliza.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI