202403282111

Notícias

XXII Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uniara tem início nesta segunda, dia 22

Publicado em: 18/04/2019

Nesta segunda-feira, dia 22 de abril, tem início a “XXII Semana de Arquitetura e Urbanismo” da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento será promovido até o dia 26, sempre a partir das 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro), exceto na terça, dia 23, quando será realizado no Centro de Artes (avenida Feijó, 122, no Centro) da instituição. Com vagas limitadas, as inscrições, oferecidas a quaisquer interessados, têm valor de R$5,00 por palestra ou de R$20,00 para todo o evento, e podem ser efetuadas no início das atividades.

“A programação foi definida juntamente com os docentes da graduação. Teremos convidados de outras universidades e profissionais da área, com projetos importantes em Araraquara e em outras cidades do estado. A Semana foi planejada para discutir o tema ‘Acessibilidade e Mobilidade’, sendo a acessibilidade relacionada ao desenho universal – espaços adaptados para todo o tipo de usuário, o que inclui cadeirantes e deficientes visuais, por exemplo -, tanto na edificação quanto no espaço urbano”, explica a coordenadora da graduação, Sálua Kairuz Manoel Poleto.

Entre os convidados, ela menciona Renata Barbugli, “que abordará o processo da reforma da Santa Casa, um edifício histórico tombado, que tem um programa arquitetônico complexo – um hospital -, e uma necessidade específica de espaços adaptados com a normativa atual, inclusive a da acessibilidade, para a população”. “Ela trará as soluções encontradas para esse tipo de situação”, diz.

O encontro também terá a presença do arquiteto e urbanista Nilson Carneiro. “Ele falará sobre a questão da acessibilidade e da mobilidade no espaço urbano. Foi coordenador de Mobilidade na Prefeitura de São Paulo e esteve à frente dos projetos de ciclovia”, destaca a docente.

Já a professora Rochele Amorim Ribeiro “também irá explanar sobre a acessibilidade e a mobilidade no espaço urbano, que é uma das grandes dificuldades que temos na profissão hoje – não somente adaptar os edifícios, mas o espaço urbano”.

“A psicopedagoga Aline Crociari irá discorrer sobre a legislação vigente no país a respeito da inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência, e o que isso reflete na construção do espaço arquitetônico e urbano”, menciona Sálua.

Na programação, de acordo com a coordenadora, também consta uma mesa-redonda com instituições da área, em Araraquara. “Além disso, por conta do triste incêndio da catedral de Notre-Dame, em Paris, incluímos a professora Maísa Fonseca de Almeida, que tem experiência com obras de patrimônio histórico, para falar sobre a importância de sua manutenção e preservação, de maneira preventiva, para se evitar ou minimizar tragédias como a que aconteceu”, finaliza.

A programação da “XXII Semana de Arquitetura e Urbanismo” pode ser conferida logo abaixo. Informações sobre a graduação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI