202404200943

Notícias

Docentes de Fisioterapia e Medicina da Uniara participam como delegadas na 12ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 15/04/2019

Na sexta-feira e no sábado, dias 12 e 13 de abril, as docentes do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Andréa Corrêa Carrascosa e Jussara de Oliveira, que também leciona na graduação de Medicina da instituição, atuaram como delegadas na 12ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na Unip.

“Foi um evento importantíssimo no tocante à saúde pública. Neste ano, participamos dos debates e da votação das propostas discutidas e finalizadas no encontro. Cabe salientar que essa Conferência, assim como as Conferências Estaduais de Saúde e, ainda, a Conferência Nacional de Saúde, referendam o Controle Social do Sistema Único de Saúde - SUS, uma vez que envolvem a participação popular, por meio dos usuários do SUS e de representantes dos demais segmentos - gestores ou prestadores de serviços de saúde e os trabalhadores da área”, destaca Jussara.

Ela lembra que esses tipos de evento, “abertos a todos os segmentos da sociedade, são o espaço de discussão e debates sobre a saúde, que culminam na elaboração de propostas de melhoria e reivindicações para a área”. “A Conferência Municipal deste ano foi precedida pelas Pré-Conferências, nas regiões de saúde delimitadas pelo município, onde foram discutidas e elaboradas propostas”, explica.

Andréa menciona que as conferências municipais são sempre realizadas no primeiro ano de gestão. “É a base para a elaboração do Plano Municipal de Saúde, no caso, de Araraquara. Essas propostas votadas, apresentadas anteriormente, durante as pré-conferências, foram distribuídas em três eixos temáticos: ‘A saúde como direito’, ‘Consolidação dos princípios do SUS’ e ‘Financiamento adequado e suficiente para o SUS’. Eu e a professora Jussara participamos deste último e, em suas propostas de votação, estivemos nos debates e, como delegadas, pudemos votar sobre cada uma”, comenta.

Nos dois dias da 12ª Conferência Municipal, que, segundo Jussara, “constituiu a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, foram proferidas palestras sobre a saúde pública no Brasil, com a abordagem, inclusive, dos problemas sobre seu financiamento”. “Na continuidade dos trabalhos, no dia 13, os participantes - usuários, membros de conselhos, trabalhadores de saúde e representantes dos serviços de saúde, incluindo aqui, os delegados nomeados - discutiram e votaram as propostas”, relata a docente.

Foram criados três Grupos de Trabalho – GTs, de acordo com a professora, para a discussão e votação das propostas formuladas nas Pré-Conferências Municipais. “No Grupo 1, a temática foi a ‘Forma e Organização da Atenção à Saúde’; no Grupo 2, abordou-se a ‘Implantação de Serviços/Reformulação’ e, no terceiro, foram discutidos temas referentes a ‘Capacitações/Humanização/Recursos Humanos’. Em todos, após os debates e a votação, as propostas com mais de 70% de aceite foram validadas, e as que tiveram menos de 70% de concordância foram levadas ao Plenário Geral para nova votação”, detalha.

Ao final, “as propostas municipais foram aprovadas, e também foram discutidas aquelas aprovadas de abrangências estadual e nacional, que serão levadas, agora, para discussão e debates nas Conferências da Macrorregião de Saúde que compõe o município de Araraquara, posteriormente, na Conferência Estadual e, finalmente, na Conferência Nacional”.

Para Jussara, a participação da Uniara “é de suma importância, tendo em vista poder contribuir para a melhoria da atenção à saúde em nossa região e, também, poder discutir sobre o que há de adequado e inadequado em relação à saúde pública municipal, além de fazer a interação, por meio das propostas apresentadas, com os outros níveis de abrangência, ou seja, estadual e nacional”. “Foi muito gratificante poder participar de um evento de tal magnitude envolvendo o SUS”, declara.

Andréa reforça a colocação de Jussara. “Nossa participação como delegadas foi extremamente importante, pois fomos eleitas para representar nosso segmento da sociedade – as instituições de ensino superior -, como prestadoras de serviço que somos para o SUS. O delegado tem um papel essencial porque tem direito a voz e a voto na discussão sobre as propostas apresentadas. Assim, pudemos participar de uma forma bastante ativa, favorecendo a aprovação e/ou a modificação das propostas já apresentadas nas pré-conferências”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Fisioterapia e Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI