202404250408

Notícias

Pelo segundo ano seguido, delegação brasileira, com alunos da Uniara, é eleita a melhor do mundo no NMUN

Publicado em: 03/04/2019

Pelo segundo ano consecutivo, a delegação brasileira, que contou com alunos do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, foi eleita a melhor do National Model United Nations – NMUN, evento que, juntamente com o Change the World Model United Nations – CWMUN, é considerado a maior simulação mundial das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU. Ambos foram realizados entre os dias 24 e 31 de março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

“Neste ano, os alunos foram extraordinariamente bem. Fomos agraciados mais uma vez e, quando nos entregaram o prêmio, o presidente do NMUN disse que, na história do projeto, foi a primeira vez que uma delegação ganhou duas vezes seguidas”, destaca o membro da coordenadoria de extensão do curso de Direito da Uniara e coordenador do projeto no Brasil, Fernando Rugno.

Ele lembra que, no NMUN, os participantes representaram Portugal e, no CWMUN, a Guatemala. “Eles se empenharam muito e acabaram sendo ‘exponsors’, ou seja, uma espécie de elaboradores das resoluções dos países que representaram. Em relação a Portugal, fizeram alianças com outras nações e acabaram líderes desses grupos”, relata.

Em um dos momentos das atividades, a estudante da Uniara, Maria Vitória Cioffi do Amaral, fez um discurso sobre um dos dezessete desafios do desenvolvimento sustentável, propostos pela ONU. Na ocasião, ela falou sobre “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”. “Foi muito bom. Ela representou a Uniara perante a Organização, e seu discurso foi transmitido para o mundo inteiro por meio da rádio e da TV ONU. Segundo informações que obtive da Organização, houve cerca de trinta mil visualizações da atividade”, recorda-se Rugno.

Em outra oportunidade, foi a vez de ele prestar uma homenagem ao diretor executivo do NMUN, Michael Eaton, “em nome da universidade e da Associação Diplomatici, que oferece, no Brasil, a oportunidade de participação, em parceria com a Uniara”.

No roteiro do grupo, também constou uma visita à missão permanente do Brasil na ONU, onde foi recepcionado por seu embaixador, Frederico Salomão Duque Estrada Meyer, que ministrou uma palestra para os presentes.

“Nesses dez anos de NMUN e CWMUN, acompanhar essa evolução dos alunos foi incrível. É uma honra estar à frente do projeto, no Brasil, e levar dois prêmios consecutivos. Acredito que isso mostra o potencial dos estudantes e que o país sempre tem condições de estar em destaque nesses eventos internacionais”, finaliza Rugno.

Além de Maria Vitória, os outros alunos da Uniara participantes das atividades foram Mariana Galvão Vieira, André Roberto Antoniolli Silvio de Mattos, Lucas Favero Galiazzi e Nayara Gabriele de Oliveira.

 

NMUN e CWMUN

“Em duplas, simulamos as atividades de um diplomata, então escolhemos os comitês nos quais queremos atuar e recebemos três temas sobre os quais precisamos debater, com o objetivo principal de conseguir alianças com outros países e propor soluções para esses temas”, resume Mariana.

O NMUN e o CWMUN são promovidos pela ONU. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br ou também pelo e-mail diplomatici.brasil@gmail.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI