202403290841

Notícias

Comitê de Ética no Uso de Animais da Uniara apresenta membros de sua nova gestão

Publicado em: 29/03/2019

O Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUA da Universidade de Araraquara – Uniara apresentou sua nova coordenadora e a composição do colegiado para a gestão de 2019 a 2022. “Minha função é dar continuidade ao trabalho que tem sido feito. Tudo o que é realizado em toda e qualquer universidade, que envolva a pesquisa do ser vivo – no nosso caso, os animais -, tem que passar pela aprovação do Comitê. Há um conjunto de legislações de âmbito federal que regem tudo o que é feito e, assim, é necessário verificar se o que é feito com os animais obedece essas legislações”, explica a nova coordenadora, Eliane Trovatti, acrescentando que outra preocupação do CEUA é com o bem-estar animal.

Como exemplo prático, ela menciona uma pesquisa com animais para teste de uma nova droga ou prótese. “Analisamos o número de animais usados, se é possível usar menos, como são utilizados no projeto, a metodologia proposta - se é válida e reconhecido pela literatura – etc. A intenção é sempre ajudar a não desperdiçar animais e nem o trabalho do pesquisador, e otimizar aquilo que será feito antes de o projeto ser realizado”, explica.

A ideia, como Eliane reforça, é “manter a filosofia e o que já foi implementado”. “O CEUA tem resolvido os problemas de maneira muito fácil. Os membros falam a mesma língua e entendem as dificuldades, e isso facilita. Alguns da outra gestão permaneceram e outros entraram, o que é importante, pois trazem ideias novas e diferentes visões que ajudam na renovação”, destaca.

A coordenadora faz questão de exaltar o trabalho da professora Ana Paula de Souza Faloni, “que esteve seis anos à frente do CEUA, e a vice-coordenadora, Thalita Pedroni Formariz Pilon, que permanece há nove anos no cargo”. “A implementação do Comitê foi feita por essas gestões anteriores. Ambas têm muito conhecimento”, finaliza.

Mais informações sobre o CEUA da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/ceua ou pelo telefone (16) 3301-7263.

 

Membros do CEUA

Coordenadora: Eliane Trovatti
Vice-coordenadora: Thalita Pedroni Formariz Pilon

 

Membros titulares:

Ana Carolina Buzzo Marcondelli
Cláudio Marcantonio
Douglas Augusto Franciscatto
Eduardo Henrique Porta
Fernando Hagihara Borges
Miriane da Costa Gileno
Mônica Rosas da Costa Iemma
Olavo Nardy
Rosângela Franco Gomes de Assunção
Walter Heinz Feringer Junior

 

Secretária: Jaqueline Diniz

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI