202404200103

Notícias

Uniara começa a planejar um núcleo de empreendedorismo e inovação

Publicado em: 28/03/2019

No último sábado, dia 23 de maio, docentes dos Departamentos de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT e de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Universidade de Araraquara – Uniara participaram de um encontro denominado Inception, no qual começaram a definir algumas ideias sobre a criação de um Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da instituição. O encontro foi realizado na unidade IV da universidade.

“Temos uma comissão de professores trabalhando nessa concepção e, por conta disso, fizemos o Inception, uma metodologia de reunião que usa canvas e alguns instrumentos de administração, principalmente utilizados no Vale do Silício para projetos de Tecnologia da Informação – TI. É uma apuração de ideias e de definição de projetos a partir das opiniões de um grupo de pessoas”, esclarece o chefe do Departamento de CAT, Eduardo Rois Morales Alves.

Ele revela que a intenção da Uniara é, ainda em 2019, “fazer o núcleo funcionar e colocar o empreendedorismo como uma marca de sua formação, não só nos cursos de gestão e negócios, que já têm essa característica definida, mas em todas as graduações da instituição”. “Almejamos, no futuro, ter o perfil empreendedor no DNA da formação da universidade”, diz.

O Inception, segundo o docente, “foi muito proveitoso e definidor de um projeto que é importante para nós, e que deve significar, para a Uniara, uma ascensão da qualidade na forma de ensinar”. “Os objetivos são traçar algumas parcerias com empresas da cidade, prestar serviços para companhias e, principalmente, colocar o máximo possível de cursos no esquema ‘aprender-fazer’, em ambientes tecnológicos, de coworking e laboratórios modernos, de modo a buscar sua valorização com uma metodologia nova, e incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos por meio da aprendizagem na prática, com uma gama de projetos que esse núcleo pretende oferecer para a cidade, para a região e, por extensão, para os nossos próprios estudantes”, explica.

A ideia é que o Núcleo seja um ‘lab’, de acordo com Alves, “no contexto de experimentação e de ambientes tecnológicos modernos, um centro de aproximação com as empresas e de difusão de tecnologia”. “Pretendemos trabalhar com Big Data, com a Internet das Coisas, com técnicas da indústria 4.0 e com o desenvolvimento de inteligência artificial, por exemplo, e fomentar, nos nossos alunos, a capacidade empreendedora com um apoio técnico e uma orientação e, quem sabe, até com um espaço virtual futuramente, de maneira a mostrar a eles que é possível um caminho alternativo ao emprego formal. Não é necessariamente abrir o próprio negócio - isso também é possível -, mas ter atitude empreendedora, iniciativa e enxergar oportunidades, seja ele ou não um pequeno empresário”, detalha.

Inicialmente, a intenção é constituir algumas equipes formadas por professores e estudantes, e áreas temáticas específicas, “sempre ‘casando’ um pouco com as demandas mais típicas de nossa região, como equipes da área de TI, por exemplo – temos muito mercado aqui –, da área de saúde – há uma indústria odontológica significativa em Araraquara – ou uma de agronegócio”. “São os setores econômicos da cidade que têm grande potencial”, finaliza Alves.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI