202404191742

Notícias

Graduação de Engenharia Elétrica da Uniara promove minicurso de introdução ao LaTex

Publicado em: 28/03/2019

A graduação de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara promove o minicurso “Introdução ao LaTex - 1ª edição - 2019 / formato ABNT - 2” no dia 6 de abril, das 8h às 12h, no Laboratório de Informática 2 da unidade IV da instituição, localizada na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa. A atividade, oferecida a quaisquer interessados, será ministrada pelo professor Anderson Duarte Betiol. São oferecidas 38 vagas.

As inscrições, no valor de R$45,00, devem ser efetuadas no endereço www.uniara.com.br/eventos/mini-curso-latex, e o pagamento deve ser feito na Tesouraria da unidade IV.

“O LaTex é um pacote de software livre feito para a preparação de textos impressos de alta qualidade, especialmente para aqueles mais elaborados e longos, como é o caso dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs e relatórios, onde são exigidas numeração de páginas, tabelas e figuras”, explica o coordenador do curso, Cristiano Minotti.

O docente conta que no LaTex, a numeração de fórmulas, seções, definições, exemplos e teoremas é automática. “Ele permite que sejam feitas mudanças na ordem do texto sem que haja necessidade de trocar os números dos itens, o que reduz severamente o esforço com a edição e proporciona alterações sempre com a segurança de que a integridade da edição será preservada”, destaca.

As mudanças na formatação de todo o texto, de acordo com Minotti, é feita “somente com a mudança de alguns comandos, o que reduz os esforços”. “Todo o cuidado da edição passa a ser tomado pela máquina, de modo que o usuário tenha que se preocupar apenas com o conteúdo do texto e não com detalhes da edição, que se torna totalmente automatizada”, finaliza.

Os participantes receberão um DVD com o pacote do LaTeX com exemplos, o conteúdo trabalhado durante a aula, templates - modelos de uso - para a confecção de relatórios e artigos de TCCs baseados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, além do certificado de realização do minicurso.

Mais informações podem ser obtidas também no endereço www.uniara.com.br/eventos/mini-curso-latex.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI