202404240909

Notícias

Professor da Uniara participa de reunião para planejamento de projeto voltado à solução de conflitos

Publicado em: 26/03/2019

Representando a Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu Departamento de Ciências Jurídicas, o professor Edmundo Alves de Oliveira, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da instituição, participou de uma reunião com membros da Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Concilia e da Central de Conciliação – Cecon, da Justiça Federal, para o planejamento de um projeto voltado à solução de conflitos. O encontro foi realizado na última sexta-feira, dia 22 de março, na sede da Cecon do município.

“A ideia é utilizar a expertise para potencializar e participar de questões da Justiça Federal na resolução de conflitos. Para isso, entra a academia – no caso, a Uniara -, que gera essa expertise. Alunos e professores da universidade, além de coordenadores do Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania da Comarca de Araraquara – CEJUSC, do Núcleo Especial Criminal – NECRIM, a OAB Concilia e a Justiça Federal estão pensando, juntos, em como usar esse conhecimento e avançar para algo maior”, explica Oliveira.

Ele, que foi designado pelo chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Fernando Passos, para ir à reunião, comenta que a sociedade está com um alto número de conflitos, “e não é possível todos irem à justiça”. “Assim, é preciso que esses conflitos sejam resolvidos de maneira mais rápida e satisfatória, de modo que, quanto mais democrática for a sociedade, mais facilmente isso acontecerá. Todos estão criando essa sinergia para dar um passo à frente”, diz.

A presidente da Comissão OAB Concilia e conciliadora da Cecon, Rosângela Cristina Gomes, revela que a ideia surgiu em 2018 e que, em 219, decidiu procurar Passos. “A ideia é desenvolver um projeto de cidadania para fazer um trabalho preventivo, com participação social para a solução de conflitos, de modo a evitar o processo judicial e desafogar o Judiciário”, detalha.

Na reunião, segundo ela, já foram definidos alguns passos, “como procurar órgãos das justiças estadual e federal, e comissões da prefeitura para verificar projetos em andamento, até das polícias civil e militar, entre outros”. “Temos a intenção de oferecer serviços à população mais carente e levar instrução para terem ciência e acesso a direitos, para facilitar suas vidas. Já conseguimos a colaboração do NECRIM, por meio do Delegado de Polícia de Araraquara, Edivaldo Ravenna Picazo, que se colocou à disposição para nos ajudar, e vamos procurar a Delegacia de Defesa da Mulher. Queremos resolver os conflitos da população”, finaliza.

Além de Oliveira e de Rosângela, participaram da reunião o presidente da OAB 5ª subseção Araraquara, Tiago Romano, a supervisora do Cecon, Susilaine Aparecida Vieira e o juiz coordenador Márcio Cristiano Ebert, representando o Cecon.

Informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI