202403281703

Notícias

Delegação Brasileira, com alunos da Uniara, participa de simulação das atividades da ONU, nos Estados Unidos

Publicado em: 22/03/2019

Cinco alunos do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara e um membro da coordenadoria de extensão da graduação viajaram, nesta sexta-feira, dia 22 de março, para os Estados Unidos, onde participarão, em Nova Iorque, da maior simulação das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU: o National Model United Nations – NMUN e o Change the World Model United Nations – CWMUN. Os participantes integram a comissão brasileira, composta por mais oito membros.

O NMUN começa neste domingo, dia 24, e se estende até o dia 28. Já o CWMUN será realizado entre os dias 29 e 31. Neste ano, Portugal será a nação representada pelos brasileiros no primeiro evento e, no segundo, será a Guatemala. “Em duplas, simulamos as atividades de um diplomata, então escolhemos os comitês nos quais queremos atuar e recebemos três temas sobre os quais precisamos debater, com o objetivo principal de conseguir alianças com outros países e propor soluções para esses temas”, explica uma das estudantes, Mariana Galvão Vieira.

Ela conta que faz parte do comitê da Unesco de Portugal. “Escolhi um assunto voltado à proteção do patrimônio cultural em zonas de conflito. Não encontrei, de fato, problemas, porém, como o país possui patrimônios de influência portuguesa ao redor do mundo, isso é preciso ser trabalhado”, esclarece.

No CWMUN, Mariana escolheu o comitê de Drogas e Narcóticos. “Foi preciso estudar bastante, e fazer trabalhos em grupo e muitas pesquisas”, recorda-se.

Outro integrante do grupo, André Roberto Antoniolli Silvio de Mattos, revela que “nós nos preparamos muito e estamos ansiosos para fazermos nosso melhor”. “Como falamos o mesmo idioma que Portugal, isso foi um facilitador para nossas pesquisas. Em relação à Guatemala, encontramos problemas, mas conseguimos debatê-los e buscar soluções”, diz.

Lucas Favero Galiazzi forma a dupla com Mattos. “A expectativa é muito grande. Trataremos das operações de manutenção da paz, representando Portugal. O país não conta com isso, mas oferece e participa dessas operações em outros países. Já no CWMUN, faremos parte do World Health Organization – WHO, que abrange vários temas de saúde, em relação à Guatemala”, detalha.

Nos dois projetos, a aluna Maria Vitória Cioffi do Amaral representa o comitê ONU Mulheres. “O tema escolhido no NMUN foi o casamento infantil forçado e precoce. Isso não é realizado em Portugal, mas o país é uma porta de entrada para a União Europeia e, assim, para o tráfico de crianças, que acabam submetidas ao casamento e, consequentemente, são exploradas sexualmente”, explica.

Ela menciona que, nesta edição, a ONU designou que cada país participante tivesse um representante para discursar sobre os dezessete desafios do desenvolvimento sustentável, propostos pela Organização. “Foquei principalmente no 13º, intitulado ‘Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos’. É um tema muito atual. Vou abordar o efeito estufa e os desmatamentos. É uma honra poder representar a Uniara nesse discurso, e será uma experiência única”, entusiasma-se.

Por sua vez, no NMUN, a estudante Nayara Gabriele de Oliveira fará parte do comitê sobre refugiados. “Pesquisei qual é a posição de Portugal, referente a essa questão, em relação a recebê-los e alocá-los no mercado de trabalho”, conta ela.

No CWMUN, a graduanda integra a Assembleia Geral - GA1, “na qual são abordadas questões voltadas a armamentos”. “Vamos defender o desarmamento - armas nucleares, químicas, biológicas etc -, e fazer alianças para fortalecer esse objetivo”, revela.

Com a vivência na ONU, a aluna espera “adquirir muito conhecimento por participar de um projeto dessa magnitude, e usá-lo em minha carreira”. “A preparação foi importante, pois eram informações que eu não conhecia. Fui pesquisar e, assim, acabei me interessando não somente pelos dois países que vamos representar, mas também por outras nações. É uma realidade bem diferente da nossa, algo muito novo e de grande responsabilidade”, declara.

O membro da coordenadoria de extensão do curso de Direito da Uniara e coordenador do projeto no Brasil, Fernando Rugno, conta que, em 2019, foi realizado “um treinamento diferenciado, com mais simulações e práticas”. “Acredito que estamos melhorando a cada edição. Em 2018, fomos classificados como a melhor delegação do mundo e, neste ano, eles irão se empenhar para tentar conseguir novamente esse resultado, ou ficar entre os melhores delegados. Creio que será mais um ano de sucesso para delegação e para a Uniara”, finaliza.

O NMUN e o CWMUN são promovidos pela ONU. No Brasil, a oportunidade de participação nas atividades é oferecida por meio de uma parceria entre a Associação Diplomatici Brasil e a Uniara. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br ou também pelo e-mail diplomatici.brasil@gmail.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI